Plano diretor dos municípios deve incluir paisagismo de áreas de lazer



A inclusão do paisagismo de espaços urbanos destinados à circulação de pessoas e recreação poderá ser obrigatória no plano diretor dos municípios, conforme prevê substitutivo do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao PLC 59/2010, aprovado nesta terça-feira (9) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A proposta, de autoria do então deputado Miguel Martini (PHS-MG), altera a lei que trata das diretrizes da política urbana (Lei 10.257/2001) para incluir, no plano diretor dos municípios, regras sobre arborização de áreas não construídas. De acordo com a proposta, o plano de paisagismo dos espaços de lazer e circulação deve conter inventário com quantidade e tipo de espécies a serem plantadas; estratégias para conservar as árvores existentes e para plantio de espécies nativas da região; e normas relativas à produção de mudas, podas e manejo das árvores.

Também determina que sejam previstos equipamentos e mobiliário urbano a serem implantados. Prevê ainda que sejam seguidas normas de acessibilidade na pavimentação e na programação visual da área, além da criação de programa de educação ambiental.

Em seu relatório, Randolfe explicou que a proposta já havia sido modificada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), para substituir o conceito de plano de arborização urbana por plano de paisagismo urbano. O relator na CMA fez novas mudanças, como a que torna obrigatória a utilização de espécies nativas, como forma de conservação da biodiversidade.

Ele também alterou o projeto para determinar que o instrumento jurídico para a inclusão do paisagismo no plano diretor seja uma lei municipal específica e não um decreto municipal, conforme texto aprovado na CDR. Na reunião desta terça-feira, o projeto teve como relator ad hoc o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que manteve o relatório de Randolfe Rodrigues.



09/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paisagismo poderá fazer parte do plano diretor dos municípios

Municípios com áreas de risco terão de elaborar plano diretor até dezembro de 2016

Aprovada inclusão obrigatória de paisagismo em plano diretor

CDR analisa prorrogação de prazo para aprovação de plano diretor de municípios

Cepam: Palestra sobre Plano Diretor atrai representantes de 15 municípios, em Taubaté

CMA examina projeto que inclui regras para arborização em plano diretor de municípios