Plano do governo para a indústria não tem novidades, diz Alvaro Dias



Em pronunciamento nesta terça-feira (3), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o anúncio de mais um plano do governo de benefícios à indústria nacional, ressaltando que a iniciativa não apresenta nenhuma novidade em relação a outros projetos previstos para o setor desde 2007.

– A única novidade do novo anúncio é que o governo não mudou o nome. Nenhum [dos planos] salvou a indústria, tanto é que se está fazendo outro plano, que poderia ser chamado ‘mais do mesmo’ – afirmou o senador, em relação ao Plano Brasil Maior.

Segundo Alvaro, o governo mais uma vez recorre ao BNDES e prevê mecanismos de redução de juros, cobrindo a maior parte dos investimentos. Em todos os casos, segundo ele, haverá custo para o Tesouro e o contribuinte, mais uma vez, estará pagando a conta.

– Esse governo não tem capacidade criativa. É sempre mais do mesmo. Ressuscita velhos instrumentos, mas é incapaz de aperfeiçoar essas políticas. A competência gerencial está sempre em dúvida, se é que ela existe. São medidas de um governo que não pensa e, quando pensa alguma coisa, pensa no curto prazo – afirmou.

O que o Brasil precisa, disse Alvaro Dias, é de uma ampla reforma tributária para atingir a economia de forma horizontal. O grande desafio é a rediscussão do pacto federativo, acrescentou o senador, para quem as grandes mudanças que se fazem necessárias estão sendo ignoradas.

– A reforma administrativa seria mais simples. Caberia ao Executivo reduzir a estrutura agigantada que contempla a base aliada com seus favores, abrindo as portas para a corrupção – afirmou.

Alvaro Dias reiterou a crítica de que o governo apenas adota medidas paliativas para beneficiar setores específicos, e não o conjunto da economia brasileira, que se encontraria asfixiada com o excesso de tributos e uma política danosa aos exportadores.

– A impressão que fica é que, mais uma vez, o governo é espetaculoso ao anunciar e uma decepção ao executar – afirmou.

Ofício

Alvaro Dias comunicou que está encaminhando ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, ofício com indagações sobre denúncias de irregularidades na Casa da Moeda do Brasil.

Segundo o senador, com o oficio, Mantega poderá responder, de forma oficial, a questionamentos feitos em audiência publica na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o ministro falou sobre o atual cenário econômico internacional.



03/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias destaca centenário de indústria que produz o Mate Leão

ÁLVARO DIAS PROPÕE QUE INDÚSTRIA DE AGROTÓXICO DESTRUA SUAS EMBALAGENS

Alvaro Dias: PT desdenhou do Plano Real

Alvaro Dias ressalta importância do Plano Nacional de Educação

Alvaro Dias presta tributo aos criadores do Plano Real

Alvaro Dias presta tributo aos criadores do Plano Real