ÁLVARO DIAS PROPÕE QUE INDÚSTRIA DE AGROTÓXICO DESTRUA SUAS EMBALAGENS
O senador explicou que projeções do Centro de Controle de Intoxicações de Campinas atestam que cerca de 280 mil pessoas são contaminadas anualmente por agrotóxicos no país. Para Álvaro Dias, estes dados, já bastante elevados, podem estar subestimados, considerando a falta de conhecimento dos médicos em toxicologia, a ausência de cuidados hospitalares e o isolamento de muitos produtores rurais.
O senador alertou para o crescimento dos casos de intoxicação devido ao aumento na utilização desse tipo de produto. Conforme estudos, citados por Álvaro Dias, e realizados em 1996 na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, sete pessoas em cada mil habitantes sofreram algum tipo de envenenamento. Por outro lado, acrescentou o senador, pesquisa similar, de 1993, indicava uma proporção bem menor: 3,95 pessoas para cada mil habitantes.
Paralelamente à apresentação do projeto, o senador anunciou que enviou também requerimento dirigido ao ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, solicitando informações sobre a produção e embalagem de agrotóxicos. Entre outras questões, Álvaro Dias pede que o ministro faça uma discriminação da evolução dos recursos financeiros e humanos alocados no Ministério para o cumprimento das atribuições legais, como inspeção e fiscalização de agrotóxicos, nos últimos quatro anos.
29/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
ÁLVARO DIAS ANUNCIA RESULTADOS POSITIVOS DE SUAS DENÚNCIAS
Alvaro Dias quer saber por que ministros não liberam suas emendas
Plano do governo para a indústria não tem novidades, diz Alvaro Dias
Álvaro Dias destaca centenário de indústria que produz o Mate Leão
Alvaro Dias propõe choque de credibilidade
Álvaro Dias propõe revisão na representação parlamentar