Planos de saúde devem justificar por escrito negativas de atendimento
A informação do atendimento negado deverá ser feita em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. A norma, publicada em março deste ano, entra em vigor a partir desta terça-feira (7)
A partir desta terça-feira (7), as operadoras de planos de saúde devem justificar negativas de cobertura por escrito aos beneficiários que solicitarem procedimentos médicos. A informação da negativa deverá ser feita em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. A norma foi publicada em março deste ano e reforça que a cobertura não poderá ser negada em casos de urgência e emergência. As operadoras que se negarem ao pedido de justificativa serão multadas.
A medida reforça as ações que vêm sendo tomadas em benefício aos usuários de planos de saúde. A resposta por escrito poderá ser dada por correspondência ou por meio eletrônico, conforme escolha do beneficiário do plano, no prazo máximo de 48 horas a partir do pedido. Para obter a negativa por escrito o beneficiário deverá fazer a solicitação.
Atualmente, há 47,9 milhões de beneficiários com planos de assistência médica e 18,6 milhões de beneficiários com planos exclusivamente odontológicos. Durante o ano de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, recebeu 75.916 reclamações de consumidores de planos de saúde. Destas, 75,7% (57.509) foram referentes a negativas de cobertura.
Multas
- ANS mantém acompanhamento da qualidade do serviço de mais de 1,5 mil planos de saúde
- Operadoras de planos de saúde devem criar ouvidorias para atender usuários
- Operadoras de planos de saúde terão de justificar por escrito recusa de atendimento
- Saúde divulga balanço de ações relacionadas aos planos de saúde
- Planos de saúde também farão registro no SUS
07/05/2013 12:50
Artigos Relacionados
Consulta pública irá avaliar se planos de saúde devem informar negativa de atendimento por escrito
Aprovado projeto que obriga contrato escrito entre planos de saúde e médicos
Médicos de planos de saúde suspendem atendimento
Atendimento de crianças nos planos de saúde integra pauta da CDH
Planos de saúde devem cadastrar informações sobre ouvidorias
Planos de saúde terão de cumprir prazo no atendimento a pacientes