Plataforma de perfuração inclina no Campo de Albacora, após incêndio em coluna



A plataforma de perfuração SS-39 (Alaskan Star), que opera no Campo de Albacora, na Bacia de Campos, na região norte fluminense, apresentou pequena inclinação na terça-feira (13) por volta das 14h30. A plataforma, da construtora Queiróz Galvão, está a 193 quilômetros da costa de Macaé e foi atingida por um incêndio em uma de suas colunas de sustentação.

A Petrobras informou, em nota, que não houve vítimas entre os 102 profissionais embarcados e nem vazamento de óleo. O fogo foi rapidamente controlado. O sistema de segurança da plataforma acionou o fechamento automático do poço. A estatal declarou ainda que a plataforma está estabilizada e que as autoridades foram notificadas oficialmente e instaurou comissão técnica para investigar as causas do incidente.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) disse que tomou conhecimento na tarde de terça-feira do adernamento de aproximadamente 3 graus da Alaskan Star. De acordo com a ANP, o poço foi fechado com segurança e a plataforma está estabilizada, mas que houve vazamento de uma pequena quantidade de fluído de perfuração, que já foi controlado. A agência também vai investigar as causas da ocorrência.

 

Fonte:
Agência Brasil



14/03/2012 10:49


Artigos Relacionados


Plataforma que sofreu incêndio teve instalações preservadas, diz Petrobras

CDH discute providências após incêndio em Santa Maria

Transp. Metropolitanos: Metrô realiza simulado de incêndio na estação Campo Limpo linha 5

Justiça: Secretaria decide implodir CIC-Leste após incêndio criminoso

Poupatempo atende 161 pessoas em primeiro dia de mutirão após incêndio em favela de São Vicente

Entrevista do governador Mário Covas após inauguração do Banco do Povo em São Bernardo do Campo