Plenária aprova regulamento da 1ª Conferência Nacional de Extensão Rural
Cerca de 900 pessoas lotaram o auditório do Centro de Convenções, em Brasília, para a aprovação do regulamento da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater), na tarde de segunda-feira (23).
No encontro democrático, os artigos do regulamento foram votados pelos participantes, que deram suas contribuições, fizeram críticas e participaram da edição das normas que nortearão os debates. As demandas dos participantes foram incluídas no regulamento, que tem o objetivo de organizar as atividades da conferência para que as propostas de todos os segmentos sejam contempladas e levem à melhoria dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) no Brasil.
A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Márcia Quadrado, ressaltou o caráter participativo da conferência, evento que é fruto de uma construção coletiva, em que estão envolvidos os mais diversos atores, entre eles o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os governos estaduais, por meio de suas secretarias de agricultura, empresas de assistência técnica e extensão rural, as entidades representativas da sociedade civil organizada e os agricultores, agricultoras e assentados de reforma agrária.
“Esse momento expressa a possibilidade desse público, através das representações que foram eleitas nas conferências estaduais e nas conferências temáticas, trazer o acúmulo de mais de nove anos de reconstrução do sistema de assistência técnica no País, aprofundar e orientar a estratégia e a atuação para que possamos promover o desenvolvimento rural sustentável e que a agricultura familiar continue ampliando sua contribuição para o desenvolvimento nacional”, disse a secretária executiva do MDA.
Além da secretária executiva, a mesa de abertura teve a participação do secretário nacional da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Laudemir Müller, do presidente do Incra, Celso Lacerda, e do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF/MDA, Argileu Martins. Argileu Martins e a coordenadora do Condraf Vera Azevedo conduziram a votação do regulamento.
Quem participa
A Cnater possui dois terços de seus participantes provenientes da sociedade civil e das representações de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater, sendo 75%, de agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Além disso, um terço dos participantes é de representantes do governo, 60% de entidades executoras de serviços de Ater e 40% de órgãos públicos dos poderes executivos, legislativo e judiciário estaduais e municipais.
Fonte:
24/04/2012 20:09
Artigos Relacionados
CRA aprova criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
Conferência aponta sugestões para extensão rural em Santa Catarina
Conferência sobre extensão rural quer melhorar atendimento à agricultura familiar
Aprovado projeto que cria a Agência Nacional de Extensão Rural
Política Nacional de Extensão Rural passa na comissão de meio ambiente
Assistência Técnica e Extensão Rural para índios é tema de encontro nacional