Plenário aprova indicação de Mário Diamante para diretor da Ancine
O Plenário do Senado aprovou, durante a ordem do dia da sessão deliberativa desta quarta-feira (27), a indicação de Mário Diamante, pelo presidente da República, para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foram 47 votos, sendo 42 favoráveis, quatro contrários e uma abstenção. O Senado comunicará a decisão ao presidente da República.
O senador Flávio Arns (PT-PR) assinalou que Diamante "teve participação muito boa" durante audiências públicas ocorridas nas comissões de Educação (CE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), ocasiões, em que sugeriu novos caminhos a serem trilhados pela Ancine.
Mário Diamante foi aprovado por unanimidade na CE nesta quarta-feira. Até o momento, ocupava o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico da Ancine e, durante a sabatina na CE, manifestou a intenção de trabalhar para tornar a indústria brasileira do audiovisual auto-sustentável.
Embora tenha assinalado que a agência "pode se orgulhar de seus frutos", numa referência ao aumento da produção cinematográfica - de 30 filmes anuais em 2002, quando foi criada, para 70 filmes anuais atualmente -, Diamante acredita que o Brasil está aquém do seu potencial. Isso porque enquanto em todo o mundo o mercado audiovisual movimenta cerca de 342 bilhões de euros a cada ano, o Brasil se limita a 5,5 bilhões de euro.
27/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Educação vota indicação de Mário Diamante para a Ancine
CE aprova indicação de diretor da Ancine
Plenário aprova indicação para embaixadas e Ancine
Plenário aprova Gustavo Dahl para diretor da Ancine
Aprovada indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão para diretor da Ancine
Aprovada indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão para diretor da Ancine