Plenário aprova Gustavo Dahl para diretor da Ancine



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (13) mensagem presidencial indicando o cineasta Gustavo Dahl para exercer, com mandato de cinco anos, o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Também foram aprovados os nomes de João Eustáquio da Silvera, Augusto Sevá e Lia Maria de Gomensoro Polachini Lopes, indicados para a diretoria da Agência com mandatos, respectivamente, de quatro, três e dois anos. A matéria vai à sanção presidencial.

A Ancine foi criada por meio de medida provisória, editada em setembro passado, para estabelecer princípios gerais da Política Nacional do Cinema. A indicação de Dahl foi relatada pelo senador Francelino Pereira (PFL-MG), para quem o cineasta tem dado importantes contribuições ao cinema brasileiro, tanto como autor de filmes ( Bravo Guerreiro, Uirá - um índio à procura de Deus e Tensão no Rio ), como, também, no exercício de cargos administrativos.

Francelino lembrou que o indicado foi Superintendente de Comercialização da Empresa Brasileira de Filmes S/A (Embrafilme), presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral e Membro do Grupo Executivo de Desenvolvimento da Indústria do Cinema (Gedic).

Os senadores Roberto Saturnino (PSB-RJ), Artur da Távola (PSDB-RJ) e José Fogaça (PPS-RJ) elogiaram a atuação de Francelino como articulador do processo que resultou na criação da Ancine. Ele também propôs a criação da Subcomissão de Cinema, da qual tornou-se o relator.

OS DIRETORES

Lia Maria Lopes é especialista em matéria financeira fiscal e trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). João Silveira tem formação acadêmica na área de Ciência Política e, no período de 1999 a 2000, concomitante à assessoria técnica que prestou para o gabinete do senador Francelino Pereira, assessorou os trabalhos da Subcomissão de Cinema.

Augusto Sevá, além da convivência direta com a produção cinematográfica, tem participado de atividades representativas do setor. Integrou a Comissão Nacional de Cinema do Ministério da Cultura (de 1999 a 2001) e já ganhou vários prêmios por sua filmografia.

13/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova indicação de Mário Diamante para diretor da Ancine

PARA GUSTAVO DAHL E NELSON PEREIRA , FALTA UMA POLÍTICA PARA O CINEMA BRASILEIRO

Ministra Ana de Hollanda lamenta morte do cineasta Gustavo Dahl

CE aprova indicação de diretor da Ancine

Plenário aprova indicação para embaixadas e Ancine

Plenário aprova novo diretor para ANP