Plenário aprova língua espanhola no ensino médio



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (20) o projeto de lei da Câmara (PLC 112/03) que determina a obrigatoriedade da oferta do ensino da língua espanhola nos currículos de ensino médio. A proposição, de autoria do deputado Átila Lira, determina que a matrícula na disciplina será facultativa.

Foi aprovada emenda da Comissão de Educação (CE) que excluiu a obrigação de que a oferta da disciplina fosse feita no horário regular de aulas. Modificado, o projeto volta ao exame da Câmara dos Deputados.

A proposta dá um prazo de cinco anos para as escolas se adaptarem à nova lei. Também faculta a oferta da disciplina para a 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Outra inovação é a determinação de que os sistemas públicos de ensino implantem Centros de Ensino de Língua Estrangeira. Caberá aos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal normatizar a execução da lei.

Ao defender a aprovação da proposta, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) lembrou ter apresentado projeto semelhante, retirado em virtude de a proposição do deputado ser mais antiga.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE APRECIA OBRIGATORIEDADE DE ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS PODEM TER LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO

Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio

Projeto de Jucá inclui a língua espanhola no currículo das escolas

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA