Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio
Em seu voto pela aprovação da matéria, o parlamentar cita o professor Milton Meira do Nascimento, da Universidade de São Paulo (USP), para quem "o contato do aluno com a pluralidade do saber filosófico poderá assegurar-lhe uma visão mais rica do seu próprio mundo e dos problemas que enfrentará no seu cotidiano".
O senador afirmou que os conhecimentos de Sociologia "são fundamentais para a construção da cidadania e da democracia, na medida em que se constituem em chaves para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e para o estabelecimento de relações responsáveis do indivíduo com a coletividade a que pertence".
A proposição altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em sua justificação, o relator na CE cita trechos da LDB, para enfatizar que o currículo do ensino médio almeja que os alunos adquiram "a compreensão da relação existente entre o saber, historicamente construído e criticamente apreendido, e o processo produtivo; entre o conhecimento e a produção".
De acordo com o senador, o perfil pretendido para o aluno deverá provir de uma "sólida formação cultural geral". Assim, para ele, é "completamente injustificável" a ausência de matérias como a Sociologia e a Filosofia no ensino médio.
A proposta, apresentada pelo deputado Padre Roque, foi aprovada pelas Comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados. Se for aprovada no Senado sem alterações, vai à sanção do presidente da República.
14/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada a inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino de nível médio
Senado inclui Sociologia e Filosofia no currículo do ensino médio
Inclusão de Sociologia e Filosofia no ensino médio volta à Comissão de Educação
Saturnino protesta contra veto de FHC a inclusão de Sociologia e Filosofia no ensino médio
Filosofia e Sociologia poderão voltar ao currículo do curso médio
Filosofia e Sociologia voltam ao ensino médio