Plenário vota inclusão de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio



Os alunos do ensino médio poderão ter Filosofia e Sociologia como disciplinas curriculares obrigatórias. O Plenário vota nesta terça-feira (dia 18) projeto de lei da Câmara que obriga o ensino dessas duas matérias no nível médio. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação (CE), com voto favorável do relator, senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Em seu voto pela aprovação da matéria, o parlamentar cita o professor Milton Meira do Nascimento, da Universidade de São Paulo (USP), para quem "o contato do aluno com a pluralidade do saber filosófico poderá assegurar-lhe uma visão mais rica do seu próprio mundo e dos problemas que enfrentará no seu cotidiano".

O senador afirmou que os conhecimentos de Sociologia "são fundamentais para a construção da cidadania e da democracia, na medida em que se constituem em chaves para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e para o estabelecimento de relações responsáveis do indivíduo com a coletividade a que pertence".

A proposição altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em sua justificação, o relator na CE cita trechos da LDB, para enfatizar que o currículo do ensino médio almeja que os alunos adquiram "a compreensão da relação existente entre o saber, historicamente construído e criticamente apreendido, e o processo produtivo; entre o conhecimento e a produção".

De acordo com o senador, o perfil pretendido para o aluno deverá provir de uma "sólida formação cultural geral". Assim, para ele, é "completamente injustificável" a ausência de matérias como a Sociologia e a Filosofia no ensino médio.

A proposta, apresentada pelo deputado Padre Roque, foi aprovada pelas Comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados. Se for aprovada no Senado sem alterações, vai à sanção do presidente da República.

14/09/2001

Agência Senado


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