Plenário aprova regulamentação da aposentadoria da policial feminina



Com 61 senadores a favor, dois contrários e duas abstenções, o plenário aprovou projeto de lei complementar de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que regulamenta a aposentadoria da policial feminina. A matéria, que inicialmente seria votada nesta quinta-feira (13), entrou em pauta um dia antes por sugestão do senador José Eduardo Dutra (PT-SE).

A proposta de Tuma teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), redigido pela senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE). Pretende adequar a legislação infra-constitucional sobre a polícia ao que está previsto na Carta Magna. A Lei Maior diz que homens e mulheres terão tempos de serviço diferentes para conseguirem a aposentadoria.

Pelo texto aprovado, a policial mulher poderá se aposentar, voluntariamente, com 25 anos de contribuição, independentemente de sua idade, desde que conte com pelo menos 15 anos de exercício no cargo de natureza estritamente policial. A regra para o homem define 30 anos de contribuição.

PESARO plenário também aprovou nesta quarta-feira requerimento do primeiro-secretário do Senado, Carlos Wilson (PTB-PE), pedindo um voto de pesar pela morte do prefeito de Bezerros (PE), Lucas Cardoso.

Ao justificar seu pedido, o senador afirmou que o prefeito, morto aos 50 anos, era uma das maiores lideranças do agreste setentrional do estado. O voto de pesar será encaminhado à Câmara de Vereadores da cidade e à viúva e aos dois filhos do falecido.

12/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto que regulamenta aposentadoria da policial feminina

Plenário aprova aposentadoria especial para garçons

Plenário aprova regulamentação da atividade de 'factoring'

Plenário aprova regulamentação da profissão de motorista

Plenário aprova regulamentação dos direitos das domésticas

Plenário aprova regulamentação da profissão de restaurador cultural