Plenário aprova requerimento de Osmar convocando Pratini de Moraes



O plenário aprovou nesta terça-feira (dia 6) requerimento do senador Osmar Dias (PSDB-PR) convocando o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, para explicar as medidas tomadas pelo governo em relação ao boicote do Canadá, EUA e México à importação do gado brasileiro. O requerimento de Osmar Dias foi o segundo apresentado na tarde desta terça-feira (dia 6) sobre o mesmo assunto - o plenário aprovou ainda um encaminhado pelo senador Paulo Hartung (PPS-ES), que solicitou a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer.

Osmar Dias considerou que o Ministério da Agricultura precisa rever seus procedimentos em relação à exportação de carne bovina para não dar margem aos países que têm intenções de praticar boicote ao produto brasileiro - como o Canadá, exemplificou. O senador leu matéria da Gazeta Mercantil que esclarece que o Canadá solicitou as informações sobre o gado nacional há dois anos "e só agora o governo está tomando as providências de enviá-las e ainda em português". Isso cria mais dificuldades, segundo o senador, já que aquele país pode argumentar que vai precisar de tempo para traduzir as informações.

Na opinião do senador, o governo deve enviar toda a documentação necessária a esses países para eliminar os seus argumentos. De acordo com Osmar Dias, o governo vem baseando-se apenas em procedimentos burocráticos e se utilizar refutação técnica poderá derrubar a tese de que o gado brasileiro pode estar contaminado pela doença da "vaca louca".O senador repetiu que o rebanho bovino brasileiro está protegido porque o governo tomou medidas eficazes para que o gado não contraísse a doença. E informou que o próprio Departamento de Agricultura do Canadá já deu declaração de que o gado brasileiro é sadio.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que os técnicos do Mnistério da Agricultura estão demonstrando que são amadores. O ex-ministro da Agricultura, senador Arlindo Porto (PTB-MG), considerou que falta ao país um trabalho articulado nessa área. O senador Ademir Andrade (PSB-PA) afirmou que não há dúvida de que o posicionamento do Canadá é de retaliação e que só o governo não enxerga isso. Para o senador Roberto Requião (PMDB-PR), a proteína degenerativa scrapie, que origina a doença da vaca louca, contaminou algumas inteligências brasileiras como os cérebros que passaram a pensar mais no neoliberalismo do que no Brasil.

06/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Lafer e Pratini de Moraes vêm ao plenário do Senado na próxima semana

Appio defende Pratini de Moraes

Alvaro Dias apresenta requerimento convocando reitor da UnB

Pavan rebate críticas de Pratini de Moraes

Pavan critica atitude de Pratini de Moraes

CPI ouve Pratini de Moraes sobre denúncias contra ONG canadense