Celso Lafer e Pratini de Moraes vêm ao plenário do Senado na próxima semana



O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, será ouvido pelos senadores em plenário na próxima terça-feira (dia 13), às 14h30. Na quarta-feira (dia 14), será a vez do ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. Os ministros vão prestar esclarecimentos sobre a política brasileira diante do embargo comercial imposto pelo Canadá, Estados Unidos e México à carne bovina brasileira. O embargo terminou no último dia 23, depois de 21 dias de suspensão de negócios com o Brasil e, segundo a Sociedade Rural Brasileira, deixou prejuízos que alcançaram cerca de R$ 7 bilhões.

Lafer virá ao Senado a requerimento do senador Paulo Hartung (PPS-ES) e Pratini de Moraes estará presente graças a requerimento do senador Osmar Dias (PSDB-PR). Por conta das convocações dos ministros, as votações do Senado marcadas para esta semana serão feitas na sessão plenária de quinta-feira (dia 15). Nessa sessão, que comemorará o centenário de nascimento do ex-senador Argemiro de Figueiredo, a requerimento do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), poderão ser votados 12 itens. Entre eles, projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) que determina realização de plebiscito para criação do estado ou território do Araguaia.

O Senado examinará ainda projeto de autoria da senadora Emilia Fernandes (sem partido-RS) instituindo o diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Outra matéria a ser examinada é o projeto do senador Moreira Mendes (PFL-RO) que torna inelegíveis os candidatos com prestações de contas de gastos de campanha rejeitadas pela Justiça. A inelegibilidade, de acordo com a proposta, vale tanto para a eleição na qual o candidato tenha sido diplomado quanto para as que se realizarem nos três anos seguintes. Na justificação de seu projeto, Mendes diz que não há notícia de punição de candidatos, eleitos ou não, por irregularidades observadas em contas referentes a campanhas eleitorais.

Estão ainda na pauta da próxima quinta-feira do Senado oito atos que renovam, outorgam ou autorizam permissões ou concessões das seguintes emissoras de rádio: Sociedade Rádio Clube de Rondonópolis (MT), Sociedade Patense de Radiodifusão (MG), Sociedade Rádio Metropolitana (RJ), Rádio FM Costa Branca (RN), Rádio Princesa das Matas (AL), Rádio Comunitária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Iporã (PR), Rádio Comunitária da Associação de Moradores do Loteamento Jardim Santa-Ana (AL) e Rádio Universitária Metropolitana (DF).

09/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova requerimento de Osmar convocando Pratini de Moraes

Celso Lafer fala ao Senado sobre questão do aço e crise no Oriente Médio

Senado aprova requerimento de louvor aos ministros José Serra e Celso Lafer

Appio defende Pratini de Moraes

Pavan rebate críticas de Pratini de Moraes

Pavan critica atitude de Pratini de Moraes