Plenário discute funcionamento do Congresso
O Plenário do Senado examina nove proposições na sessão desta quarta-feira (3), das quais cinco são propostas de emenda à Constituição (PECs). As três primeiras tramitam em conjunto, em quarta sessão de discussão, em primeiro turno, e aumentam o período de funcionamento do Congresso, diminuem a duração do recesso e vedam pagamento extra por convocação extraordinária.
A primeira delas, de autoria do ex-senador Jader Barbalho, tramita com parecer favorável do senador José Fogaça (PPS-RS) e estipula que o Congresso Nacional se reunirá, anualmente, entre os dias 5 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. Se aprovada, o recesso parlamentar ficará limitado a 30 dias durante o mês de julho e 15 dias no final do ano.
A proposta prevê ainda que, na eventualidade de convocação extraordinária do Congresso, não haverá pagamento extra aos parlamentares. Segundo o relator, duas emendas constitucionais dispondo sobre temas afins, que também integram a ordem do dia, ficarão prejudicadas e não precisarão ser votadas, no caso de a primeira ser aprovada.
A quarta PEC tramita em terceira sessão de discussão em primeiro turno e permite o desenvolvimento funcional de ocupante de cargo ou emprego permanente do serviço público mediante processo seletivo. A quinta, também em terceira sessão do primeiro turno, trata de representação nas Assembléias Legislativas.
A pauta de votações inclui, ainda, três mensagens presidenciais para escolha de autoridades federais e um projeto de lei dispondo sobre a língua brasileira de sinais para deficientes auditivos.
02/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
PLENÁRIO DISCUTE PEC QUE MUDA REGRAS PARA FUNCIONAMENTO DO SISTEMA FINANCEIRO
Comissão de Orçamento discute regras para seu funcionamento
PLENÁRIO APROVA FUNCIONAMENTO DE TRÊS RÁDIOS
Plenário autoriza funcionamento de rádios comunitárias
Plenário TRE explica funcionamento da urna eletrônica
Plenário aprova funcionamento de quatro emissoras de rádio