Plenário vota mudanças na representação estadual



O Plenário analisará nesta terça-feira (9) duas propostas de emenda à Constituição. A primeira, de autoria do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), modifica o atual critério de estabelecimento do número de deputados em cada Assembléia Legislativa. O texto prevê que o número de deputados estaduais não poderá ser inferior ao de vereadores da capital do estado. A segunda proposta, do senador Sebastião Rocha (PDT-AP), procura estimular o desenvolvimento funcional de servidores públicos. De acordo com o senador, o princípio do concurso público para o ingresso de funcionários não pode ser usado para impedir a instituição de uma verdadeira carreira no serviço público.

Deve voltar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta de emenda à Constituição do ex-senador Jader Barbalho, em último dia de discussão em Plenário, que reduz o período de recesso do Congresso Nacional e proíbe o pagamento de subsídios aos parlamentares em eventuais períodos de convocação extraordinária. De acordo com a proposta, senadores e deputados se reunirão a cada ano de 5 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro.

Em seu parecer favorável, o senador José Fogaça (PPS-RS) lembra que a extensão atual do recesso legislativo e o pagamento das convocações extraordinárias têm sido temas freqüentes, "ainda que com alguns exageros e distorções", dos meios de comunicação. A aprovação das novas regras, acredita o senador, poderia ser bem acolhida pela opinião pública.

- Já não se pode pensar em valorização e recuperação da imagem das duas Casas do Congresso Nacional e de seus membros sem uma profunda alteração da sistemática e da política que hoje regem o trato de tão delicada questão - afirma Fogaça.

O Plenário analisará ainda dois projetos de lei que prevêem o estabelecimento de Universidades Federais em Itajubá (MG) e São João Del Rei (MG). Outros projetos em pauta tratam do refinanciamento da dívida mobiliária de Alagoas, da regulamentação do tempo de direção dos motoristas de ônibus e caminhões e da inclusão de municípios de Minas Gerais na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Dois projetos de decreto legislativo em pauta destinam-se a aprovar o Protocolo Adicional ao Acordo sobre Conservação da Fauna Aquática nos Cursos dos Rios Limítrofes, firmado com o Paraguai, e o Segundo Protocolo ao Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços da Organização Mundial do Comércio (OMC).



08/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vota mudanças na representação de estados na Câmara dos Deputados

Mudança na representação estadual está na pauta do Plenário

PLENÁRIO VOTA MUDANÇAS NO CÁLCULO DA APOSENTADORIA DO SETOR PRIVADO

Plenário vota mudanças para simplificar processo administrativo fiscal

Congresso vota Representação Brasileira no Mercosul

Juiz estadual que atuar em causas federais poderá receber gratificação de representação