Plenário vota nesta quarta cassação automática de mandatos, PEC da Música e duas MPs



Os líderes partidários decidiram, em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), votar nesta quarta-feira a Medida Provisória 615/2013, que concede benefícios ao setor sucroalcooleiro e trata de mais de 20 outros temas.

VEJA MAIS

Essa MP vence no dia 16 e já foi alvo de críticas tanto por senadores da base aliada ao governo quanto da oposição. O excesso de temas provocou uma decisão do presidente da Câmara, Henrique Alves, de não aceitar mais MPs que tratem de diversos assuntos. Essa posição teve o apoio do presidente Renan Calheiros. Segundo Alves, emendas apresentadas que não tenham nexo com o tema serão devolvidas à comissão mista especial que analisa a MP. Esse entendimento passa a ser usado a partir da MP 621/13, que institui o Programa Mais Médicos. Além do excesso de temas tratados na MP, os senadores também reclamam do prazo curto para analisar a matéria, pois a MP chegou ao Senado na noite desta segunda-feira.

Outra MP que deve ser votada hoje é a Medida Provisória 616/2013, que abre crédito extraordinário de R$ 2,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os líderes também concordaram em votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, que determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. A PEC 18, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), voltou ao centro das atenções depois que a Câmara decidiu manter o mandato do deputado Natan Donadon, preso há mais de dois meses no presídio da Papuda, em Brasília, por peculato e formação de quadrilha.

Houve acordo ainda sobre a apreciação da chamada PEC da Música (PEC 123/2011), que isenta de impostos os CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros. Pela manhã, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) derrubou uma emenda do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Mas ele disse que vai apresentar destaque para que sua proposta seja examinada em Plenário.

Também ficou acertada a pauta de votações para a semana de esforço concentrado, de 16 a 20 de setembro. Entre as propostas que serão votadas em plenário, está a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 43/2013, que acaba com a votação secreta no âmbito do Poder Legislativo. Esse projeto está na CCJ, que decidiu hoje adiar a análise devido ao pedido de vista apresentado pelo senador Eduardo Lopes (PR-RJ).

Mais informações a seguir



11/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética vota nesta quarta relatório que pede cassação de mandato do presidente do Senado

PEC da Música deve ser votada nesta quarta em Plenário

Plenário pode votar nesta quarta duas medidas provisórias e depois mudança no rito

COM URGÊNCIA, PLENÁRIO VOTA PRECATÓRIO NESTA QUARTA

Plenário vota MP 622 e discute trabalho escravo nesta quarta

Plenário vota mais propostas da Reforma Política nesta quarta