Plenário vota projeto que permite captação de recursos por hospitais universitários



Com a pauta desobstruída em virtude da votação, nesta quarta-feira (16), de 18 medidas provisórias, os senadores se preparam agora para a análise de outras 19 propostas. Uma delas é o projeto que permite aos hospitais universitários destinar até 25% dos seus leitos a pacientes pagantes ou que se encontrem cobertos por planos de saúde.

A proposta é de autoria do ex-senador Lúcio Alcântara, atual governador do Ceará, e estabelece que os percentuais a serem oferecidos pelos hospitais universitários aos pacientes pagantes ou de planos de saúde deverão ser pactuados anualmente com os dirigentes estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde, ouvidos os conselhos estaduais e municipais de saúde. Outro detalhe importante é que os recursos obtidos com estes leitos serão obrigatoriamente revertidos para a manutenção dos hospitais e para a melhoria do atendimento.

Também pode ser votada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a alimentação entre os direitos sociais dos brasileiros, previstos na Constituição - atualmente o artigo 6º da Constituição prevê os direitos a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. A PEC é de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Na pauta de votações há ainda o projeto, já aprovado na Comissão de Educação, que combate o uso indiscriminado de expressões em língua estrangeira. Pelo projeto de lei da Câmara, toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público deverá ser acompanhada do termo correspondente em português - fast food (refeição rápida) e delivery (entrega em domicílio), por exemplo. A norma valeria também para contratos comerciais, mensagens publicitárias e meios de comunicação de massa.

De acordo com o relator da proposta, senador Amir Lando (PMDB-RO), a idéia é proteger a língua portuguesa, um patrimônio cultural brasileiro, concorrendo para a soberania do país. O projeto ainda relaciona uma série de ações que o poder público deve desenvolver para promover, difundir e valorizar o idioma.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS EXAMINA PROJETO QUE AMPLIA CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

CAS pode apreciar projeto que permite aos hospitais universitários captar recursos

Senado vota projeto que permite a hospitais universitários receber pacientes de planos de saúde

JATENE DEFENDE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

SERRA FALA NA CAS SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

SERRA FALA NA CAS SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS