PMDB decide que terá candidato à Presidência do Senado



Em reunião nesta quarta-feira (3), a bancada do PMDB no Senado, composta por 20 senadores, decidiu por unanimidade que terá candidato à Presidência do Senado para o biênio 2009/2010. Segundo o líder do partido, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), ainda não foi definido quem será o candidato, mas já é possível antever três ou quatro possibilidades.

- Hoje foi plantada a candidatura. Um dia ela vai brotar - afirmou.

Raupp não descartou conversas com o PT em torno do apoio ao senador Tião Viana (PT-AC), que já está em campanha, mas observou que o PMDB é a maior bancada no Senado e não poderia abrir mão de uma candidatura própria. Ele assinalou que a decisão é independente do acordo feito pela bancada do partido na Câmara dos Deputados.

- O [deputado] Michel [Temer] é o melhor candidato à Presidência da Câmara e é a nossa prioridade desde o início. Tanto é que retardamos essa decisão no Senado para podermos avançar na campanha do Michel. Está chegando o final do ano, vem o recesso de janeiro, e o PMDB não poderia deixar esse vácuo, sem a decisão de lançar a candidatura - disse.

Raupp informou que a bancada já tem reunião marcada para a próxima quarta-feira (11) e deverá realizar reuniões semanais até a definição de um candidato de consenso. Na avaliação de Raupp, há tempo suficiente até o final de janeiro para a definição do candidato. Ele acrescentou que o fato de Tião Viana já estar em campanha não é uma desvantagem estratégica para o PMDB.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que o PMDB tem "o direito natural" de presidir a Câmara dos Deputados e o Senado porque tem a maior bancada nas duas Casas e não tem motivos para abrir mão dessa prerrogativa. Ele afirmou que a reunião foi realizada porque o PT havia justificado a candidatura de Tião Viana dizendo que o PMDB havia aberto mão da candidatura própria.

O senador também lembrou que, há 30 anos, é normal que a decisão sobre candidatos seja tomada cerca de três dias antes da eleição. Simon disse ainda que não é candidato, nem se o PMDB o escolher.

- Vamos fazer assim: a bancada não me indica e eu não aceito - concluiu.



03/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que PMDB terá candidato à presidência

Adiada escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado

PMDB escolhe nesta quinta seu candidato à Presidência do Senado

Garibaldi é confirmado como candidato do PMDB à Presidência do Senado

Começa reunião do PMDB para indicação de candidato à Presidência do Senado

PMDB se reúne nesta terça para indicar candidato à presidência do Senado