Adiada escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado



Foi adiada para o dia 31, às 14h, a reunião da bancada do PMDB que escolherá o candidato do partido à Presidência do Senado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo líder da bancada, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), após duas horas de reunião dos senadores peemedebistas, convocada para escolher o candidato do partido.

Renan Calheiros, que disputa a indicação com o senador José Sarney (PMDB-AP), destacou que havia quórum para deliberação, mas que a bancada, respondendo a diversos apelos, inclusive do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, optou pelo adiamento da decisão. -Resolvi atender ao apelo de não deliberarmos hoje-, afirmou o senador, enfatizando que o partido está unido em torno dessa posição.

O líder ressaltou que o PMDB já decidiu não participar do governo, mas que apoiará as propostas que dêem governabilidade ao país. Segundo disse, o partido não está postulando cargos, mas faz questão de garantir uma agenda positiva para o Brasil.

De acordo com Renan Calheiros, que disse dispor de documento em que 14 dos 20 integrantes da bancada apóiam seu nome, sua candidatura à Presidência do Senado está mantida.

- Se no dia 31 essa posição se mantiver, apresentarei minha candidatura. Mas, como líder, minha responsabilidade é maior do que a dos demais senadores, portanto, afirmo que respeitarei qualquer resultado majoritário que vier da bancada. O mais importante é garantir a união de todas as correntes do PMDB - disse.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, se disse satisfeito com o adiamento. Para ele, a decisão fortalece o partido, busca a unidade do PMDB e garante a governabilidade do país, além de ter sido a melhor solução para o impasse criado pela postulação de duas candidaturas.

Ramez Tebet afirmou que partiu de Renan Calheiros a proposta de adiar a votação. Sobre sua possível candidatura à reeleição, Tebet disse que não submeteu seu nome ao partido e que sempre vai querer uma solução que tenha por objetivo a unidade do partido. Após a reunião, os senadores do PMDB foram almoçar na residência de Ramez Tebet.



16/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima diz que não aceita interferência de Suplicy na escolha do candidato do PMDB à Presidência do Senado

Requião quer que PMDB escolha candidato à Presidência

PMDB decide que terá candidato à Presidência do Senado

PMDB escolhe nesta quinta seu candidato à Presidência do Senado

Garibaldi é confirmado como candidato do PMDB à Presidência do Senado

Começa reunião do PMDB para indicação de candidato à Presidência do Senado