Pnuma divulga estudo que avalia acordos ambientais
Desde a Conferência Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas (Eco- em 1992) apenas quatro acordos ambientais, de 90, tiveram avanços significativos. Esse e outros fatos negativos sobre a situação do planeta estão no 5º Panorama Ambiental Global (Geo-5), divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Foi constatado, ainda que, das 24 das metas acordadas internacionalmente nos últimos 20 anos, nenhum avanço foi registrado, com destaque para as relacionadas a mudanças climáticas, estoques pesqueiros e processos de desertificação e secas.
“Os problemas estão ficando cada vez mais graves e a comunidade internacional não está conseguindo implantar ações necessárias em um ritmo adequado. Existem certas urgências que só podem ser sanadas individualmente. É preciso cooperação e vontade política”, disse o diretor executivo do Pnuma e sub-secretário Geral da ONU, Achim Steiner.
O estudo mostra também que o crescimento do lixo eletrônico é o preocupante. A produção de lixo eletrônico varia entre 20 e 50 milhões de toneladas por ano em todo o mundo, com o agravante de ser um lixo, na sua maioria, tóxico para o solo e para a vida.
Avanços
As áreas em que as metas foram cumpridas tratam de eliminação da produção e uso de substâncias que destroem a camada de ozônio; eliminação do uso do chumbo em combustíveis; acesso crescente a fontes melhoradas de água e aumento de pesquisas para reduzir a poluição do meio ambiente marinho.
O estudo também identificou alguns avanços nas 40 metas, inclusive na que prevê a expansão de areas protegidas e esforços para reduzir o desmatamento. O relatório completo pode ser encontrado no site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê de Organização Nacional
Visite a página da Rio+20 na página do Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia Mais:
Pesquisa revela o que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável
Brasileiro é premiado pela ONU por esforços na área de desenvolvimento sustentável
Brasil vai propor 'Metas do Milênio' para desenvolvimento sustentável
Fonte:
06/06/2012 18:12
Artigos Relacionados
Ibama avalia estudos de impactos ambientais de usinas no MT
Estudo mostra benefícios ambientais do uso de biodiesel
Empresas paulistanas compram produtos de crimes ambientais, diz estudo
Estudo avalia o cultivo de microalgas em vinhaça
Estudo avalia situação do Brasil frente à crise
Estudo avalia usuários da Estratégia de Saúde da Família