Mão Santa diz que médicos chegaram ao fundo do poço
O senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou duramente a situação salarial dos médicos brasileiros, com base em uma carta publicada pelo jornal Diário de Natal, assinada pelo médico Paulo Ezequiel, que aponta uma desvalorização salarial de 308% nos últimos nove anos.
- O documento, mais do que uma reclamação, é uma seriíssima denúncia do ponto a que chegaram os médicos, quando parte dos quais se encontra à beira da insolvência financeira - disse Mão Santa.
O senador disse que era bastante oportuno que a sessão estivesse sendo presidida pelo senador Papaléo Paes (PMDB-AP), que é médico cardiologista. Lembrou ainda que há seis médicos na composição atual do Senado: ele próprio, e mais Tião Viana (PT-AC), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), Papaléo Paes e Augusto Botelho (PDT-RR). E criticou o tratamento que o poder público tem dado aos médicos, tanto no plano federal como no estadual e no municipal.
Mão Santa defendeu os colegas de profissão usando a Bíblia: além do apóstolo São Lucas, que era médico, segundo ele o próprio Jesus Cristo atuou como médico ao operar os milagres:
- No episódio em que a visão foi devolvida ao cego, Cristo foi oftalmologista; ao curar um surdo-mudo, foi otorrinolaringologista, e foi até mesmo um grande psiquiatra, ao tratar a grande massa como um especialista em medicina psicossomática - disse.
O senador lamentou que, hoje, o médico não seja mais escolhido por respeito e prestígio profissional, mas porque seu nome consta nos catálogos dos convênios. Ele defendeu a união de toda a classe, para que médicos não aceitem mais trabalhar em condições precárias, sub-humanas, nem por salários aviltantes, que os obrigam a acumular empregos como compensação e, em conseqüência, dormirem mal, não conseguirem estudar e se atualizar.
Mão Santa aproveitou para cumprimentar o senador Tião Viana, que acaba de concluir doutorado em saúde pública e especialização em doenças do fígado pela Universidade de Brasília.
29/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Grazziotin dá boas vindas a médicos estrangeiros que chegaram ao estado do Amazonas
Poço Fundo (MG) terá mais 10 bibliotecas rurais
Saturnino vê esperança para o Rio de Janeiro "sair do fundo do poço"
Mão Santa lembra Dia dos Médicos
Mão Santa lembra Dia dos Médicos
Pernambuco e Santa Catarina recebem médicos cubanos