Poli testará coração artificial totalmente implantável em seres humanos
Pesquisadores também trabalham em uma bomba cardíaca totalmente implantável e que permite maior tempo e qualidade de vida para quem espera por transplante
Pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e da Escola Politécnica (Poli) da USP testarão um coração artificial totalmente implantável em seres humanos. O projeto, iniciado pelo Dante Pazzanese em 2000, já recebeu aprovação para testes clínicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e agora seleciona pacientes.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O coração artificial, que deverá ser testado em 10 pacientes, pode ser implantado como um anexo ou substituir o coração natural do paciente. Ele é formado por duas câmeras de bombeamento e quatro válvulas. O carregamento do dispositivo é feito pelo contato de uma bobina no exterior do corpo com outra ligada ao coração implantado por indução, através da pele.
Os responsáveis pelo projeto também estão trabalhando no desenvolvimento de uma bomba cardíaca totalmente implantável e que permite maior tempo e qualidade de vida aos pacientes na fila de espera por transplante. A bomba - cientificamente chamada de dispositivo de assistência ventricular - ainda passará por testes em animais, antes dos testes clínicos, com humanos.
Do Portal do Governo do Estado
09/18/2013
Artigos Relacionados
Semana Nacional da Doação de Órgãos: Poli testará coração artificial totalmente implantável em seres humanos
Instituto Butantan testará vacina contra a dengue em seres humanos
SP a um passo do coração artificial em humanos
Coração artificial recupera paciente do SUS
Cientistas da USP e do Dante Pazzanese criam coração artificial
Coração artificial brasileiro deve ser testado em dois meses