Polícia civil trabalha na busca de crianças e adolescentes desaparecidos



Veja as orientações para registrar desaparecimento; Segurança Pública ressalta que a polícia deve ser avisada imediatamente sobre o fato

O programa São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, lançado em maio de 2012, conscientiza a população sobre a denúncia, que não precisa aguardar 24 horas para ser feita por meio de Boletim de Ocorrência.

- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Essa recomendação não existe e atrapalha o trabalho da polícia. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a providência da polícia deve ser imediata, e o desaparecimento pode ser comunicado pela Delegacia Eletrônica, através das viaturas da Polícia Militar, pelo 190 ou pessoalmente nas delegacias de polícia.

ASSISTA AO VÍDEO
Conheça o trabalho da Acadepol na formação de delegados no Estado de São Paulo

Quanto mais rápido for o aviso, maiores são as chances de resgate. O programa ainda dispõe de tecnologia inédita que permite saber como está a fisionomia de uma criança desaparecida há anos, o que facilita as buscas.

Orientações

Uma das principais atividades da 4ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas, do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) é a busca por crianças e adolescentes desaparecidos.

Para a Polícia Civil, o diálogo é fundamental para evitar situações angustiantes para os pais. Por isso, orientar a criança a procurar um profissional da segurança, como policiais, vigias ou seguranças é fundamental.

Outra dica importante é tirar o RG da criança assim que ela completar dois anos de idade. Isso garante que as autoridades tenham o registro e informações nos bancos de dados e ajuda na localização ou identificação.

Do Portal do Governo do Estado



09/25/2013


Artigos Relacionados


Secretaria faz balanço do programa que auxilia na busca das crianças e adolescentes desaparecidos

Governo lança Programa São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos

Criação de cadastro pode ajudar na busca por crianças e adolescentes desaparecidos

Campanha distribui 40 mil cartazes de crianças e adolescentes desaparecidos

CAS pode aprovar Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos

Especialistas discutem políticas de localização de crianças e adolescentes desaparecidos