Polícia do Senado nega denúncia da revista Veja
A Secretaria de Polícia do Senado Federal divulgou neste sábado (1º) nota contestando matéria publicada na edição da revista Veja desta semana. Na matéria, a revista acusa "alguém ligado à Polícia do Senado" de ter procurado um escritório de detetives particulares para espionar o senador Marconi Perillo (PSDB-GO). A Polícia do Senado informa que já foi determinada abertura de investigação policial para apurar a denúncia.
O presidente interino do Senado, Tião Viana, disse estar de acordo com a abertura da investigação. Ele disse também considerar inaceitável qualquer prática como a apontada pela revista. O senador exigiu a apuração completa dos fatos. Em relação à matéria da Veja, Tião Viana afirmou que faltaram, no texto, elementos objetivos que pudessem explicar por que a Polícia do Senado investigaria um senador.
A íntegra da nota da Polícia do Senado à imprensa é a seguinte:
Com relação à reportagem veiculada pela revista Veja sob o título Espionagem oficial, a Secretaria de Polícia do Senado Federal nega, veementemente, seu envolvimento com qualquer órgão público ou privado, com o objetivo de espionagem. Informa, também, que já foi determinada a abertura de investigação policial para apurar a denúncia de que "alguém ligado à Polícia do Senado" teria procurado um escritório de detetives particulares para espionar um Senador da República.
Destaca, ainda, que a transparência é um dos pilares da atuação desta Polícia legislativa federal e cita como exemplo a publicação em seu site de todos os termos circunstanciados e inquéritos policiais de sua competência, desde o ano de 2005.
A Polícia do Senado Federal zela pela proteção das autoridades, servidores e visitantes da mais alta Casa legislativa, de forma a garantir o ambiente propício ao desenvolvimento das competências constitucionais do Senado brasileiro, ajudando a fortalecer a democracia no País.
Brasília, 1º de dezembro de 2007.
POLÍCIA DO SENADO FEDERAL
01/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Perillo pede investigação sobre denúncia de revista "Veja"
Heráclito denuncia pressão da PF sobre jornalistas da revista "Veja"
Relatório de Jefferson Péres relembra denuncia publicada na revista Veja
Renan envia carta aos senadores rebatendo denúncia da revista 'Veja'
Entrevista de Jarbas à revista Veja movimenta o Senado
Detetive citado por Veja nega ter sido procurado por "algum policial do Senado"