Relatório de Jefferson Péres relembra denuncia publicada na revista Veja



As informações publicadas em matéria da revista Veja intitulada "Meu pé de laranja lima", utilizadas pelo PSOL como base para a representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), integram o relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM). O senador Adelmir Santana (DEM-DF) está fazendo a leitura do texto.

Segundo a revista, no final de 1988, Renan Calheiros pretendia candidatar-se ao governo de Alagoas, mas encontrava resistências, principalmente por parte do ex-presidente Fernando Collor, que estaria lhe fazendo oposição em seus veículos de comunicação. Na mesma época, o empresário Nazário Pimentel anunciou a pretensão de se desfazer de um jornal e de uma emissora de rádio, avaliados em R$ 2,6 milhões.

"Como o valor era alto demais, Renan Calheiros decidiu procurar um sócio para a empreitada. O escolhido foi o usineiro João Lyra, sogro de Pedro Collor, cujas denúncias acabaram resultando no impeachment do irmão Fernando Collor. Lyra gostou da idéia. Calheiros e Lyra fizeram um acordo pelo qual cada um entraria com a metade do valor. Renan, portanto, ficou de pagar 1,3 milhão de reais - mais do que o patrimônio total que ele declarava possuir à época", publicou Veja.

Como Renan não tinha todo o dinheiro, informou a revista, ficou combinado que o usineiro João Lira lhe emprestaria R$ 700 mil, que seriam ressarcidos em parcelas mensais.



14/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polícia do Senado nega denúncia da revista Veja

Perillo pede investigação sobre denúncia de revista "Veja"

Heráclito denuncia pressão da PF sobre jornalistas da revista "Veja"

Renan envia carta aos senadores rebatendo denúncia da revista 'Veja'

Veja a íntegra do voto em separado do senador Jefferson Péres

Jefferson Praia apóia recomendações de especialistas para Amazônia publicadas pela revista Veja