Polícia Federal desmonta fraude eleitoral no RS
A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (11), a Operação TR-01, com objetivo de desarticular um grupo criminoso que atuava na administração municipal na cidade de Triunfo, interior do Rio Grande do Sul. A quadrilha atuava na alternância de poder naquela cidade, utilizando práticas como compra de votos, nepotismo cruzado, cotização e diversas fraudes. Dois secretários municipais e um ex-prefeito foram presos na operação.
Cerca de 150 policiais federais cumprem cinco mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 40 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Triunfo (RS) e Porto Alegre (RS), além de 26 ordens judiciais de afastamento cautelar e proibição de ocupação de cargo público. Com isso, as pessoas que os receberam não podem ocupar nenhum cargo público, inclusive se for concursado.
A Operação TR-01 abalou a estrutura da quadrilha que buscava a perpetuação na administração no município de Triunfo, com uso de cargos públicos e eleitorais para angariar poder e comprar votos com terceirizações e outras práticas criminosas. Dentre os crimes apurados, verificou-se corrupção eleitoral, falsidade ideológica e documental para fins eleitorais, formação de quadrilha, fraude em licitação e peculato.
Operação TR-01
O nome da operação refere-se ao município de Triunfo, utilizando uma abreviação do seu nome, “TR”.
Fonte:
11/12/2013 16:36
Artigos Relacionados
Polícia federal desmonta quadrilha que fraudava seguro-desemprego em SP
Polícia Federal desmonta organização criminosa que fraudava a Receita
Polícia Federal desmonta esquema de sonegação fiscal nos portos do Rio de Janeiro
Polícia Federal combate fraude de R$ 8 mi no Nordeste
Operação da Polícia Federal combate fraude milionária contra o fisco
PF desmonta fraude contra Campanha do Desarmamento