Polícia Federal faz perícia em telefones do Senado



Peritos da Polícia Federal passaram a manhã desta quinta-feira (4) fazendo uma "varredura" na Central Telefônica do Senado, à procura de escutas ilegais em aparelhos da instituição, mais especificamente nos aparelhos do gabinete do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que foi vítima de grampo telefônico. Também na manhã desta quinta-feira, Demóstenes recebeu em seu gabinete o delegado da Polícia Federal Wiliam Murad, que durante três horas colheu depoimento do parlamentar.

O senador por Goiás estaria tendo ligações telefônicas "grampeadas" por funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo denúncias em matéria da última edição da revista Veja. A mesma reportagem indica que as interceptações ilegais de conversas telefônicas estariam atingindo outras autoridades dos três Poderes.

Para ilustrar a informação, a revista publicou transcrição de uma conversa telefônica ocorrida entre Demóstenes e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. A perícia da Polícia Federal, segundo Demóstenes, foi autorizada pessoalmente pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, a pedido do parlamentar goiano.

Demóstenes afirmou ainda que a mesma perícia na Central Telefônica do Senado foi realizada pela Polícia Legislativa da Casa na quarta-feira (3), mas nada foi encontrado.

- É mais provável que este grampo tenha sido feito no celular do presidente do Supremo, pois o sistema do Senado é mais difícil de grampear. Também não acredito que a escuta tenha sido feita pela Abin especificamente, mas por funcionário da instituição, em desvio de função - disse o senador.

A respeito do depoimento, Demóstenes afirmou que o delegado nada adiantou sobre as investigações, mas confirmou que considera improvável que a escuta ilegal tenha sido feita no sistema do Senado.

CPI

Com relação a sua convocação e à convocação do presidente do STF para prestarem esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos Telefônicos, em funcionamento na Câmara dos Deputados, Demóstenes afirmou que também comparecerá à CPI se Gilmar Mendes o fizer.



04/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Perícia da Polícia Federal será entregue às 17h

Quintanilha recebe perícia da Polícia Federal nesta terça-feira

Chega ao Senado MP que reajusta salários da Polícia Federal

Chega ao Senado MP que reajusta vencimentos da Polícia Federal

Aprovado projeto de resolução que cria Polícia do Senado Federal

Delegados da Polícia Federal farão conferência de documentos recebidos pelo Senado