Polícia Federal prende dois homens que incitavam intolerância pela internet
Por meio da ação Operação Intolerância realizada pela Polícia Federal (PF) no Paraná, foi possível chegar a dois suspeitos de alimentar página da internet com mensagens que incitavam agressões contra negros, homossexuais, mulheres, nordestinos e judeus. Emerson Eduardo Rodrigues e Marcelo Valle Silveira Mello, que também incentivavam o abuso sexual de menores, foram presos na manhã desta quinta-feira (22), em Curitiba.
O Ministério Público Federal, o Núcleo de Repressão aos Crimes, Organização não Governamental (ONG), a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional LGBT receberam milhares de denúncias sobre do site mantido pelos dois homens. As informações concretizaram as suspeitas da PF, levando à prisão dos criminosos.
Por meio de mensagens, os homens demonstraram ainda, apoio à Wellington Menezes de Oliveira, que em 2011 assassinou 12 crianças em uma escola do Realengo, no Rio de Janeiro. De acordo o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal, a liberdade dos investigados é atentatória à ordem pública. Não cabendo fiança, ambos permanecerão detidos até o julgamento.
Um dos rapazes foi preso em casa. O outro, que reside em Brasília, foi preso em um hotel no centro da cidade. Eles responderão pelos crimes de incitação/indução à discriminação ou preconceito de raça, por meio de recursos de comunicação social (Lei 7716/89); incitação à prática de crime (art. 286 do Código Penal) e publicação de fotografia com cena pornográfica de criança ou adolescente (Lei 8069/90-ECA). As penas previstas podem levá-los até 12 anos de reclusão.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou nota nesta quinta-feira, em que parabeniza a Política Federal pela prisão dos dois acusados e reforça a importância do Disque Direitos Humanos – Disque 100.
Confira nota na íntegra:
“A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) parabeniza a Polícia Federal (PF) pela prisão de E.E.R. e M.V.S.M, acusados de alimentarem um site com mensagens de apologia de crimes graves e da violência, sobretudo contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus, além da incitação do abuso sexual de menores.
A operação “Intolerância”, da Polícia Federal, que levou à prisão dos acusados, é oriunda de denúncias oferecidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e do Conselho Nacional LGBT, por meio do Disque Direitos Humanos – Disque 100.
Este caso emblemático reforça a importância da ampla divulgação da central Disque 100, para que o Estado, a partir do olhar atento da sociedade, da Justiça e dos órgãos de segurança pública, possam identificar e combater crimes semelhantes a este em todo o território nacional.”
Fonte:
Fundação Cultural Palmares
Secretaria de Direitos Humanos
22/03/2012 20:50
Artigos Relacionados
Polícia Federal prende dois em flagrante por pedofilia na internet
Polícia Federal em São Paulo prende criminoso procurado pela Interpol
Polícia Federal promove operação de combate à venda de emagrecedores pela internet em MG
Polícia prende dois dos bandidos mais procurados do Estado
Polícia Federal prende fraudadores da Funasa no Amapá
Polícia Federal prende foragido baiano no Espírito Santo