Polícia Federal vai ajudar a combater práticas ilegais no comércio exterior
Os ministérios da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior firmaram parceria para a realização de ações conjuntas entre a Polícia Federal e a Secretaria de Comércio Exterior no combate a práticas ilegais no comércio de produtos e serviços. O acordo, assinado nessa terça-feira (2), faz parte do Plano Brasil Maior. A nova política industrial brasileira foi apresentada pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Panalto.
O acordo de cooperação prevê a identificação de setores e produtos mais propensos às práticas ilegais de comércio exterior e o desenvolvimento de estudos sobre pontos vulneráveis de fronteira. Juntos, os dois ministérios pretendem ainda capacitar agentes e adotar medidas efetivas de combate a atividades como descaminho de bens e valores, tráfico internacional e o próprio crime organizado.
Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, essa parceria é de grande importância para que se chegue efetivamente à punição dos infratores. “A coleta de provas não é simples, especialmente quando se fala em crime organizado. É nessa perspectiva que estamos somando esforços com o MDIC para que haja uma boa apuração e uma capacitação efetiva daqueles que realizam o trabalho de investigação. Só assim conseguiremos afastar tais práticas absolutamente nocivas à economia do País”, avalia Cardozo.
Com o slogan “Inovar para competir. Competir para Crescer”, o Plano Brasil Maior apresentou essa e outras medidas para aumentar a competitividade dos produtos nacionais a partir do incentivo à indústria e à inovação tecnológica.
Fonte:
Ministério da Justiça
03/08/2011 15:03
Artigos Relacionados
PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior
Grupo de inteligência vai coordenar ações contra práticas ilegais de comércio exterior
CCJ aprova criação de conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
CCJ deve votar projeto que cria conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
Grupo de Inteligência do Comércio Exterior vai reforçar medidas de combate a práticas desleais
Polícia Federal faz operação para combater contrabando no Paraná