Política econômica será de continuidade, diz Mantega
Presente à cerimônia de posse de Dilma Rousseff, o ministro da fazenda, Guido Mantega, declarou que a política econômica do novo governo será de "continuidade do desenvolvimento do Brasil", a que ele chamou de "trajetória vencedora".
Segundo o ministro, deverão ser feitos ajustes dessa trajetória à conjuntura atual, pois há uma expectativa de desaceleração do crescimento econômico em todo o mundo, no próximo ano. "Estamos entre os países mais crescem no mundo. Em 2011, deveremos crescer menos, mas ainda vamos estar na vanguarda do crescimento mundial", projetou Mantega.
O ministro disse ter "conversado bastante com a nova presidente" e explicou que, relação à economia, o governo deve alternar períodos de estímulo com períodos de abertura de espaço para o setor privado, diminuindo subsídios.
Segurança pública
O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai convocar uma reunião com os novos governadores para estabelecer um "pacto nacional de segurança pública". Segundo Cardozo, um dos maiores desafios de sua pasta no novo governo será o combate ao crime organizado. "Esta é uma diretriz de governo, que será implantada com determinação, coragem e articulação política com estados e municípios", afirmou.Em sua passagem pelo Congresso, Cardozo também comentou sobre a expectativa de relacionamento do novo governo com o Legislativo: "A base governista é bastante sólida, forte e coesa. Imaginamos que teremos mais tranqüilidade desde o início do governo, mas não deverá haver uma mudança muito grande com relação ao relacionamento que o governo Lula já tinha com o Congresso".
Fernando Pimentel, futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também não prevê problemas na relação do governo com o Congresso, lembrando que o vice-presidente, Michel Temer, já foi presidente da Câmara mais de uma vez.
André Falcão / JOrnal do Senado
01/01/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mantega fala aos senadores sobre política econômica
Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE
Guido Mantega debaterá situação econômica do país na CAE
Possível prolongamento da crise econômica mundial preocupa Mantega
Brasil já está saindo da crise econômica, assegura Mantega
Fundap promove debate sobre crise, política fiscal e política econômica