Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE



VEJA MAIS

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (25), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a forma como o governo tem conduzido a economia brasileira. Ele destacou a última edição da revista Época que, em matéria de capa, registra o enfraquecimento da economia e a fuga de investidores do Brasil.

- Não é uma capa que gostamos de ver. Não é o que desejamos para o país, mas é a realidade – lamentou o senador.

Ele criticou a atuação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Alvaro Dias disse que as recentes declarações do ministro lembram a frase do apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), que dizia: “eu vim para confundir, e não para explicar”. Na visão do senador, há “uma babel” no seio do governo – principalmente entre Ministério da Fazenda e o Banco Central –, com previsões e metas confusas sobre juros e índices de inflação.

Com base na matéria da Época, o senador disse que os desencontros do governo disseminam nervosismo no mercado e minam a confiança no Brasil. Ele declarou que a meta do governo para a inflação será, em breve, superada.

Alvaro Dias lembrou que já protocolou um requerimento para que Mantega compareça ao Senado para explicar a situação da economia na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- Não se conhecem as armas que a gestão petista quer usar, mas há uma certeza: eles não sabem o que fazem – disse.

O parlamentar paranaense ainda lamentou que as previsões sobre o crescimento econômico venham sendo revistas para a baixo. Para o senador, o governo está assustado com a alta da inflação e as perspectivas econômicas “são sombrias”. Alvaro Dias disse que o “arsenal de pirotecnias” do governo não tem sido eficiente para alavancar a economia brasileira. Ele ainda registrou que Mantega tem sido motivo de “pilhéria” nos fóruns mundiais de economia.

- Não é aceitável ter um ministro da Fazenda que não saiba sair desta situação – concluiu.



25/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede 'guinada' na política econômica

Alvaro Dias quer que ministro Mantega explique vazamento de informações da Receita Federal

Alvaro Dias destaca gastos com seguro-desemprego e pede mudança na política econômica

ÁLVARO DIAS CRITICA POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÕES

Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária

Alvaro Dias critica a política externa brasileira