Política externa será tema de debate na CRE



Os atuais rumos da política externa brasileira deverão ser tema de uma reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em data ainda a ser marcada. A iniciativa partiu do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), que demonstrou preocupação, nesta quarta-feira (28), com recentes iniciativas políticas de líderes de países vizinhos, como a Venezuela.

- Precisamos discutir se o Brasil está sabendo exercer a liderança na América do Sul. Vamos debater a política externa para ver o que somos atualmente e o que podemos propor - afirmou Arthur Virgílio, cuja sugestão foi prontamente aceita pelo presidente da comissão, senador Roberto Saturnino (PT-RJ).

Arthur Virgílio disse estar acompanhando com atenção o que chamou de "corrida armamentista" na Venezuela. E relatou a sua preocupação com notícias de que o governo do Paraguai estaria analisando a possibilidade de nacionalizar a hidrelétrica de Itaipu.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) apoiou a sugestão feita por Virgílio. Ele recordou que a hidrelétrica de Itaipu é estratégica para o Brasil.



28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


A política externa brasileira será tema de debate na TV Senado neste fim de semana

Política de desonerações tributárias será tema de debate

Mercado de carbono será tema de debate com especialistas em política ambiental

Patriota debate política externa e Rio+20

Audiência debate prioridades da política externa

CRE debate política externa com senadores italianos