Política Nacional de Abastecimento passa na CDR
Proposta que institui a Política Nacional de Abastecimento (PNA), com o propósito de assegurar à população oferta e qualidade dos alimentos e insumos indispensáveis à produção de produtos alimentícios, foi aprovada nesta quarta-feira (30) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Os senadores acolheram substitutivo elaborado pelo relator Gilberto Goellner (DEM-MT) à proposta do senador Marcelo Crivella (PRB)
A proposição (PLS 51/08) segue agora para análise das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - nessa última, o texto terá decisão terminativa.
Gilberto Goellner justificou a apresentação do substitutivo pela necessidade de introduzir aprimoramentos aos três primeiros artigos que tratam, respectivamente, dos objetivos da PNA, dos seus fundamentos, e das competências do Poder Público na execução da política de abastecimento.
Goellner acrescentou três objetivos à PNA: ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade; promover a alimentação saudável e valorizar formas sustentáveis de produção e comercialização de alimentos.
Quanto aos princípios que norteiam a PNA, adicionou o estímulo às atividades cooperativistas. Também incluiu o poder público, além da iniciativa privada, no item relativo ao incentivo à expansão e à melhoria das condições técnicas da rede de abastecimento.
Ainda no que se refere aos princípios da política de abastecimento, procurou garantir ao produtor armazenagem para a guarda e conservação dos produtos, com a ampliação da rede pública de distribuição dos produtos.
Sobre as competências do poder público, acrescentou àquelas elencadas por Crivella o desenvolvimento de tecnologias para reduzir a degradação dos ecossistemas brasileiros e o incentivo ao consumo de produtos regionais. Também sugeriu novos estímulos para preservação e melhoria dos mananciais
- Não se pode assegurar benefícios tão fundamentais sem uma mínima estrutura de armazenagem e investimentos na formação de estoques estratégicos. O benefício que se espera vai além. Busca-se a garantia da segurança alimentar da população, além do acesso a outros bens igualmente vitais, como energia e medicamentos - ponderou o relator, em concordância com o autor da proposta.
Incentivos fiscais
A CDR aprovou também proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO) segundo a qual a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO) passa a ter os mesmos incentivos fiscais e tributários para produzir bens eletroeletrônicos que a Zona Franca de Manaus (ZFM). A proposição (PLS 346/09), que será analisada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aumenta ainda o prazo de concessão de isenções e benefícios de 25 anos para 30 anos, a partir da data da publicação da lei.
Para tanto, o projeto modifica a Lei 8.210/91, que criou a Área de Livre Comércio. O relator da matéria na CDR, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), avalia que a concessão de benefícios e incentivos fiscais em moldes semelhantes aos da Zona Franca de Manaus representa uma oportunidade de consolidar um parque produtivo que irá alavancar o desenvolvimento da região. Segundo ele, a extensão do prazo de vigência é "razoável" e poderá oferecer aos investidores "um horizonte de planejamento compatível com investimentos de grande monta".
ZPE em Rondonópolis
Por fim, a comissão aprovou projeto do então senador Jayme Campos que cria a Zona de Processamento de Exportação em Rondonópolis (MT). O relator da matéria, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), ao dar seu parecer favorável à aprovação da matéria (PLS 353/09), comentou sobre os benefícios da medida para a região.
- Esta é a segunda cidade de Mato Grosso em população e projeção econômica, para onde convergem indústrias esmagadoras de soja e algodão, e que terá crescimento industrial vertiginoso. A ZPE fará uma diferença para as exportações que hoje estão concentradas na capital Cuiabá - assegurou.
Gilberto Goellner salientou a posição estratégica de Rondonópolis, próxima ao entroncamento das rodovias BR-163 e BR-164. Também destacou a previsão da expansão da ferrovia Ferronorte, que ligará o município aos principais portos do país, facilitando o escoamento da produção da ZPE.
Copa 2014
Ainda na reunião, o vice-presidente da CDR, senador César Borges (PR-BA), registrou a realização de fóruns regionais nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, quando serão discutidos preparativos para o evento. Conforme informações de César Borges, serão realizados encontros na assembleia legislativa de Curitiba, no dia 5 de outubro, em Brasília, no dia 8 de outubro.
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Política Nacional de Abastecimento passa na CDR
Projeto que institui política de abastecimento passa na Comissão de Infraestrutura
Senadores discutem Política Nacional de Abastecimento
Proposta que institui a Política Nacional de Abastecimento está na pauta da CCT
Ministros e diretores de agências debaterão Política Nacional de Abastecimento
Projeto que institui a Política Nacional de Abastecimento poderá ser votado na CCT