Políticas de desenvolvimento regional serão discutidas no RJ



Debates a respeito do desenvolvimento regional brasileiro estarão no foco do Seminário “Análise das Políticas para Arranjos Produtivos Locais (APLs)”. O evento é coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e acontece no Rio de Janeiro (RJ), a partir desta terça-feira (18).

Durante o seminário, que se encerra na próxima sexta-feira (21), serão divulgados os resultados da pesquisa “Análise do Mapeamento e das Políticas para Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, contratada pelo BNDES a cerca de 100 pesquisadores de universidades de 22 estados brasileiros. Esses pesquisadores compõem a rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (Redesist).


O estudo teve como objetivo consolidar conhecimentos sobre a identificação e apoio a APLs, avaliando as políticas existentes, com a finalidade de fornecer subsídios para seu aperfeiçoamento. Para isso, a pesquisa contemplou a identificação de APLs em cada Estado, com análise dos conceitos e critérios utilizados para mapeamento e apoio, a descrição dos fluxos comerciais interestaduais, a caracterização e análise das políticas implementadas, assim como recomendações para o aprimoramento e a formulação de novas políticas para APLs.

Participarão das discussões dirigentes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Desenvolvimento Social, da Integração, e da Ciência e Tecnologia e ainda, presença de membros da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e do Sebrae.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social

 



19/05/2010 14:05


Artigos Relacionados


Políticas de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas serão discutidas em Brasília

Seminário expõe políticas de desenvolvimento regional

Senadores cobram políticas de desenvolvimento regional

Brasil apresenta políticas de desenvolvimento regional na Expo Xangai

Claudino quer o Piauí contemplado por políticas de desenvolvimento regional e nacional

Valdir Raupp quer adoção de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento regional