Poluição Sonora terá maior controle



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram, em Brasília, um  acordo de cooperação técnica para dar continuidade a implementação do Programa Silêncio e  desenvolver normas, métodos e ações que possibilitem o controle do ruído excessivo que vem interferindo na saúde e bem-estar da população.

A poluição sonora é considerada pela Organização Mundial de Saúde o terceiro principal problema de poluição na área ambiental. Cada vez mais os estudos neste campo demonstram a percepção e aumento das reclamações de que a poluição sonora é uma das formas graves de agressão ao meio ambiente, no qual o ser humano está inserido.

O Programa Silêncio foi implantado em 1990 com o programa estadual de Controle da Poluição Sonora e posteriormente estendido aos principais municípios. Faz-se  necessário  avançar em estudos, capacitação e novas formas e estratégias de controle do ruído visando uma melhor qualidade ambiental para a sociedade.

O acordo, assinado na quarta-feira (15), terá vigência de 5 anos e prioritariamente serão desenvolvidas ações em conjunto visando  elaborar e divulgar documentos, normas, e  regulamentos observando as competências de cada órgão, a legislação e as regras específicas  existentes; planejar  e executar  atividades inerentes ao desenvolvimento e acompanhamento do programa.


Fonte:
Ibama



16/12/2010 16:09


Artigos Relacionados


Adelmir cobra providências para acabar com poluição sonora em Brasília

ALBINO BOAVENTURA QUER ALTERAR PROJETO SOBRE POLUIÇÃO SONORA

Paço das Artes terá perfomance sonora

Filme de 1932 terá trilha sonora executada ao vivo no MIS

EMTU inicia programa de controle de poluição nos ônibus

CONTROLE DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS É APROVADO E VOLTA À CÂMARA