População negra é foco de apresentações no Pnud



O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sedia nesta quinta-feira (12), a partir das 15h, uma atividade para apresentação de duas importantes ferramentas para a gestão pública, pesquisadores e o púbico em geral.

O ‘Mapa da distribuição espacial da população segundo cor ou raça – pretos pardos 2010’, do IBGE, e o ‘Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial’, da SEPPIR-PR.

A atividade acontece na sede do Pnud, Complexo Sérgio Vieira de Mello, Módulo I, Prédio Zilda Arns, no Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Conjunto C, Lote 17, Brasília-DF. Trata-se de uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência a República (Seppir-PR), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pnud e a Fundação Ford.

A mesa de abertura, às 15h, terá representantes destas instituições, da Coordenação Nacional das Comunidades Rurais Quilombolas (Conaq), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura (FCP/MinC). Na sequência, haverá as apresentações e discussões sobre as ferramentas, respectivamente, pelos gestores do IBGE e da SEPPIR-PR, Antonio José Sena, e Bárbara Oliveira.

Sistema

Disponível na Internet pelo site, o Sistema de Monitoramento foi desenvolvido pela Seppir em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Pnud e a Fundação Ford. A ferramenta traz informações de diagnóstico e monitoramento de duas políticas estratégicas para a promoção da igualdade racial no Brasil, o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra - Juventude Viva, e o Programa Brasil Quilombola (PBQ).

A etapa que está no ar é composta por duas ferramentas de visualização: paineis de monitoramento (com informações específicas para cada eixo dos programas) e mapas de diagnóstico (com dados territoriais). O objetivo é auxiliar os gestores públicos a encontrar caminhos para a avaliação e o aperfeiçoamento da implementação do PBQ e do Juventude Viva.

Mapa

Baseado nos dados estatísticos do Censo Demográfico de 2010, o mapeamento aponta a distribuição da população por cor ou raça em todo o território nacional. Disponível na Internet: o Mapa possibilita a visualização da representação da população de cor preta ou parda sobre o total da população brasileira. O diferencial do trabalho é atingir uma escala intramunicipal, apontando, por exemplo, em qual região de uma mesma cidade, encontra-se maior ou menor percentual de pretos ou pardos.

O produto é resultado de um termo de cooperação firmado entre a Seppir e o IBGE e está sob a responsabilidade das diretorias de Geociências e de Pesquisas do Instituto. O objetivo é mostrar a distribuição espacial e a concentração dos maiores percentuais da população negra, segundo a localização geográfica, dotando os gestores públicos de informações que facilitem a implementação de políticas publicas de promoção da igualdade racial, a partir de números concretos.

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



11/12/2013 18:19


Artigos Relacionados


Seminário discute políticas de saúde da população negra

Saúde da População Negra será debatida na Câmara

População negra comemora Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde

Curso aborda cultura e história da população negra

Senadores defendem projetos em favor da população negra

Emilia destaca avanços e dificuldades da população negra