População pode consultar todos os dados sobre outorgas de radiodifusão na internet



A Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações levou ao ar todos os dados referentes à outorga de radiodifusão no País. A partir desta segunda-feira, a população poderá consultar o cadastro de rádios e TVs, comerciais, educativas e comunitárias, e verificar a composição acionária de cada uma, por Estado ou município.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo tinha compromisso com as comissões de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Câmara e do Senado para que se desse conhecimento aos dados de outorgas da radiodifusão. “Com esta divulgação ampla”, destacou Bernardo, “avançamos na transparência e acreditamos que a sociedade poderá nos ajudar na fiscalização do setor”.

Vários procedimentos para a concessão de outorga estão sendo revistos, segundo o secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins. Atualmente, para participar de uma licitação, o interessado deve depositar 1% do valor da outorga, seja de rádio ou de TV. A partir das novas licitações, o valor do pagamento será de 20% e será exigido o pagamento integral da outorga no ato da assinatura do contrato.  Atualmente, o licitante paga 50% do valor e o restante é pago um ano depois.

De acordo com Genildo Lins, apenas depois de pago e assinado o contrato, o ato de outorga será encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação dos parlamentares. Caso o Congresso não aprove a outorga, o dinheiro deverá ser devolvido, corrigido pela Selic. Hoje,  o processo é inverso: o ato é primeiro encaminhado ao Congresso e só no retorno o ganhador da outorga paga o contrato.


Emissoras

De acordo com os dados gerais apresentados pela Secretaria de Comunicação Eletrônica, há hoje no Brasil 9.912 emissoras licenciadas para executar serviços de radiodifusão entre comerciais e educativas.

Das comerciais, são 1.484 rádios FM; 66 operando em ondas curtas; 1.582 em ondas médias; 6.186 Retransmissoras de TV; 270 geradoras de TV e 21 outorgas de TV digital.

Das educativas, são 156 rádios e 71 TVs, somando 230 emissoras educativas no País.


Fonte:
Ministério das Comunicações



30/05/2011 19:38


Artigos Relacionados


Instituições podem consultar dados pela internet

Trabalhador pode consultar FGTS dos últimos 25 anos pela internet

CCT aprova 28 outorgas de serviços de radiodifusão

Outorgas e renovações de serviços de radiodifusão aprovadas na CCT

Divulgação pela Internet de dados sobre beneficiários de programa social pode ser condição para repasse de verbas

Aprovadas novas outorgas para emissoras de radiodifusão