Mozarildo registra homenagem da Maçonaria às Forças Armadas



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou, em discurso no Plenário, homenagem prestada no ultimo dia 30 pela Maçonaria do Distrito Federal às Forças Armadas. A solenidade, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a presença de mais quatro mil pessoas, em sessão na qual se homenageou também o ex-deputado Márcio Moreira Alves, que veio coincidentemente a falecer três dias depois.

O senador pediu a transcrição do discurso feito pelo grão-mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, Jafé Torres, assim também como o proferido pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, em nome das três Forças. Ele leu trechos de ambos os discursos.

O senador homenageou o Grande Oriente do Distrito Federal, que completa 38 anos no próximo dia 21. A entidade, fundada por 13 lojas em 1971, hoje congrega 71 lojas maçônicas do DF, que juntas somam 2.500 membros. É subordinada ao Grande Oriente do Brasil, fundada em 17 de junho de 1822, "com o objetivo de congregar sob um único comando as Lojas Maçônicas então existentes e promover a independência política do Brasil".

O senador citou o escritor Tristão de Athayde, para quem "nada de importante aconteceu neste país que não tivesse as mãos firmes da Maçonaria". Mozarildo citou, entre esses acontecimentos, a Regência, o Dia do Fico, a Independência, a libertação dos escravos e a Proclamação da República.



06/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo abre homenagem à Maçonaria

Mozarildo encerra sessão de homenagem à Maçonaria

MOZARILDO PARABENIZA FORÇAS ARMADAS PELA DEFESA DA AMAZÔNIA

Por requerimento de Mozarildo, Senado presta homenagem à Maçonaria

Mozarildo registra 180 anos da maçonaria no país

Mozarildo destaca papel das Forças Armadas na formação educacional dos jovens