Portaria estabelece normas para funcionamento de comitê para a Rio+20



Um órgão do Ministério da Defesa vai administrar os convênios de cooperação entre o governo federal e o estado do Rio de Janeiro no âmbito da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A portaria que estabelece as normas para o funcionamento desse órgão, chamado Comitê de Apoio (CAP), foi publicada na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União.

Caberá ao comitê acompanhar e fiscalizar os recursos financeiros destinados à Rio+20 que serão repassados ao estado do Rio e municípios. O CAP cuidará também da execução de atividades de assessoramento, bem como do acompanhamento e controle das ações de segurança da conferência.

O novo órgão está ligado ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e será chefiado pelo general-de-brigada Jamil Megid. Experiente em grandes eventos, Megid foi o coordenador-geral dos Jogos Mundiais Militares, realizados no ano passado, também no Rio. O CAP será extinto em 31 de julho de 2012.

Conferência

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar o evento foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 64ª sessão, em 2009. O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Fonte:
Ministério da Defesa

 



03/04/2012 13:50


Artigos Relacionados


Portaria estabelece diretrizes para regular uso da força por agentes públicos

Portaria do Ministério do Turismo estabelece critérios mais rigorosos para convênios

Portaria traz normas para repasse de emendas parlamentares

Portaria coloca em consulta pública as normas para conservas de sardinha

Portaria estabelece regras para atuação de advogados públicos em sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares

CTNBio estabelece normas para transgênicos