Portaria interministerial autoriza vagas para instituições federais de ensino superior
Os ministérios da Educação e do Planejamento autorizaram o preenchimento de 31 vagas de técnico administrativo no quadro de pessoal das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) a partir de dezembro deste ano. As vagas são para o cargo de técnico administrativo em Educação (classificação B/ nível auxiliar). A autorização está na Portaria Interministerial nº 440 publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).
As vagas para cada Instituição Federal de Ensino Superior serão definidas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Depois de formalizada essa distribuição, a responsabilidade pela realização do concurso público e pela verificação prévia das condições para a nomeação dos candidatos aprovados será do dirigente máximo da respectiva instituição, a quem caberá baixar normas, publicar editais, portarias ou outros atos administrativos.
Banco de cargos
A portaria interministerial também atualiza o banco de professor equivalente e o quadro de referência para técnico administrativo. Com a medida, as Ifes passam a contar com uma reserva de mais 1.060 vagas para professor e 4.968 vagas para técnico administrativo em educação (classificações E/nível superior, C e D/nível intermediário).
Desde a publicação dos decretos 7.232, em 19 de julho de 2010, e 4.785, em 18 de maio de 2011, as Ifes, que abrigam 59 universidades federais no País, passaram a não depender mais da autorização dos ministérios da Educação e do Planejamento para realizar concursos públicos. A autonomia vale para os cargos de professor e de técnico administrativo níveis C, D e E. Compete ao Planejamento e ao Ministério da Educação, no entanto, determinar o número de cargos para as Ifes e realizar as atualizações necessárias nesses quantitativos.
Os quantitativos liberados pela Portaria 440 serão utilizados tanto para a abertura de concursos como para novos atos de nomeação de aprovados em concursos já realizados e ainda em vigência.
Fonte:
Ministério do Planejamento
18/10/2011 16:20
Artigos Relacionados
CE aprova projeto que cria cargos em instituições federais de ensino superior
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental
Portaria altera regras de Transferência Assistida em Instituições de Ensino
MEC instaura 70 processos para avaliar qualidade de instituições de ensino superior
Instituições de ensino superior iniciam envio de dados para o censo
Aprovadas gratificações temporárias para técnicos das instituições de ensino superior