Portaria reconhece as 40 áreas protegidas do Mosaico da Amazônia Meridional



Quarenta unidades de conservação federais e estaduais, abrangendo áreas naturais protegidas na região limítrofe entre os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, foram reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. A portaria que reconhece a área denominada Mosaico da Amazônia Meridional foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26).

As unidades federais são os parques nacionais do Juruena, no Mato Grosso, e Campos Amazônicos, em Rondônia, a Reserva Biológica (Rebio) do Jaru, em Rondônia, e a Floresta Nacional (Flona) de Jatuarana, no Amazonas. Todas elas são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Mosaico da Amazônia Meridional contará com um conselho consultivo, que atuará como instância de gestão integrada e será composto por representantes das unidades, dos órgãos ambientais federal e estaduais e organizações da sociedade civil.

Entre as atribuições do conselho, estão elaborar o regimento interno, propor diretrizes e ações para a gestão dos usos nas fronteiras entre as unidades, o acesso às unidades, a fiscalização, o monitoramento e avaliação dos planos de manejo e a pesquisa científica.

 

Fonte:
ICMBio



29/08/2011 12:39


Artigos Relacionados


Meio Ambiente reconhece Mosaico Carioca de áreas protegidas

Estado vai criar mosaico das ilhas e áreas marinhas protegidas

Mosaico de áreas protegidas estabelece gestão integrada para conservação da Mata Atlântica

Meio Ambiente: Mosaico de áreas protegidas aumentará território da Juréia-Itatins para 117 mil ha

Programa Áreas Protegidas da Amazônia abre dois editais

Entrevista com o coordenador do Programa Áreas Protegidas da Amazônia, Trajano Quinhões