Programa Áreas Protegidas da Amazônia abre dois editais



Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) está com dois editais abertos até 5 de maio: Chamada de propostas de Planos de Ação Sustentáveis (PAS) e Chamada de propostas de Planos de Ação dos Povos Indígenas (PPI).

Os editais nº 3 e 4 são parte do subcomponente 2.3, que tem por objetivo promover a articulação e o fortalecimento institucional de organizações comunitárias e comunidades residentes em unidades de conservação ou delas usuárias, visando a utilização sustentável de seus recursos naturais. Poderão apresentar propostas para os editais, órgãos gestores de unidades apoiadas pelo programa Arpa.

Os beneficiários serão comunidades tradicionais habitantes em UCs federais e estaduais ou delas usuárias, que serão beneficiadas com os PAS, e povos indígenas cujos territórios tenham interface com unidades federais e estaduais e que possuam alguma relação com as mesmas – como utilização de áreas de importância sociocultural, de realização de atividades produtivas e de proteção territorial –, que serão beneficiados com os PPI.

No biênio 2014-2015, serão contempladas nove unidades, com o aporte máximo de R$ 190 mil. O órgão gestor poderá se candidatar a um PAS ou a um PPI. As unidades de conservação já contempladas com recursos daquele subcomponente em 2013 não poderão se candidatar nestas chamadas.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de  Biodiversidade



10/02/2014 17:20


Artigos Relacionados


Entrevista com o coordenador do Programa Áreas Protegidas da Amazônia, Trajano Quinhões

Brasil apresenta na COP 10 resultados da primeira fase do Programa Áreas Protegidas da Amazônia

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)

Portaria reconhece as 40 áreas protegidas do Mosaico da Amazônia Meridional

Brasil apresenta programa de áreas protegidas a países vizinhos

Ibram publica dois editais de programa voltado à modernização dos museus