Portilho destaca importância das eleições para diretores de escolas



 
Professores, funcionários, pais e alunos das 3.031 escolas elegeram nesta terça-feira, dia 30/10, os diretores das escolas da rede pública estadual.

A votação foi definida pelas Comissões Eleitorais das instituições. A legislação determina a presença de urnas em todos os turnos de funcionamento das escolas. A posse dos eleitos deve ocorrer no final deste ano letivo e cabe a eles indicar o seu vice.

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputado Edson Portilho (PT) destacou a importância da participação da comunidade escolar neste processo democrático e transparente que iniciou na primeira quinzena de setembro. Ele lamenta, porém que projeto em substituição à lei em vigor, elaborado pelo governo do Estado, Cpers/Sindicato, ACPM-Federação e União Gaúcha dos Estudantes (Uges) tenha sido rejeitado pelo Legislativo.

Conforme Edson Portilho, podem votar os alunos matriculados na escola, a partir da 4ª Série, ou maiores de 12 anos e os pais ou responsáveis legais. Também votam os membros do magistério e os servidores públicos, conforme artigo 21, inciso III, da lei. Na definição do resultado final, será respeitada a proporcionalidade de 50% dos votos para o segmento pais/alunos e 50% para o segmento magistério/servidores.

O deputado disse que somente podem concorrer os membros do magistério público estadual em exercício na escola, que preencha os requisitos legais exigidos. "No processo eleitoral, elege-se o professor que obtiver 50% mais um do total de votos, sendo que a votação somente será válida se a participação mínima do segmento pais/alunos for de 30%, e do segmento magistério/servidores, for de 50%".

O mandato é de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo. "Este processo eleitoral foi bastante participativo. Os pais, alunos e professores debateram, em vários momentos, com os candidatos e exerceram sua cidadania", assinalou o deputado, para quem os estudantes são responsáveis e devem participar das decisões que envolvem sua escola.


10/30/2001


Artigos Relacionados


Senadores discutem eleições para diretores de escolas públicas

Adiada votação de projeto que institui eleições para diretores de escolas públicas

Aprovado em turno suplementar projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas

Portilho afirma que proposta qualifica eleição de diretores

Portilho destaca caráter social da Uergs

SESSÃO PLENÁRIA/Portilho destaca a implantação da Uergs