Aprovado em turno suplementar projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quarta-feira (27), em decisão terminativa, substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao Projeto de Lei do Senado 344/07, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que determina que os diretores das escolas públicas de educação básica de todo o país deverão ser escolhidos por meio de eleições diretas. Emenda do senador Romeu Tuma (PTB-SP) aceita pela relatora exclui da eleição direta os diretores aprovados em concursos especificos para a função.

De acordo com a proposta, aprovada em turno suplementar, os diretores terão mandato de até dois anos, com direito a uma reeleição. Ainda segundo o texto aprovado, eles serão escolhidos dentre profissionais de educação, com participação da comunidade escolar constituída por professores, funcionários, estudantes e seus responsáveis. Os candidatos deverão receber, antes da eleição, cursos de capacitação em gestão educacional.

Por unanimidade, a comissão aprovou ainda projeto da senadoraSerys Shessarenko (PT-MT) para inscrever o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, no Livro dos Heróis da Pátria.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada votação de projeto que institui eleições para diretores de escolas públicas

Projeto que institui eleição direta para diretores de escolas públicas está na pauta da CE

Senadores discutem eleições para diretores de escolas públicas

CCJ aprova, em turno suplementar, projeto que aumenta penas para tráfico de drogas nas escolas

Projeto que define condições para implantação de eclusas é aprovado em turno suplementar

Projeto que institui eleição para diretores de escolas será votado na próxima semana