Pós-graduação do Ibict sobe em avaliação da Capes



O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obteve a nota cinco na Avaliação Trienal 2013 realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre 2010 e 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As notas vão de um a sete, sendo acima de cinco considerado padrão de qualidade internacional.

Para a coordenadora da pós-graduação do Ibcit/UFRJ , Sarita Albagli, as instituições querem atingir o patamar de qualidade internacional na próxima avaliação da Capes. “A principal exigência para alcançar esse objetivo [nota seis e sete] é elevar a qualidade da produção científica e a internacionalização do programa”, explicou.

Segundo o Ibict, o corpo docente do curso é de alta qualificação. “Os professores são pesquisadores de produtividade do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], pesquisadores seniores e novos pesquisadores que estão chegando. Temos também um corpo discente de muita qualidade no Brasil todo formado tanto por jovens saídos da universidade até pessoas que estão colocadas em grandes empresas que fazem curso conosco”, ressaltou a pesquisadora.

O crescimento da pós-graduação brasileira pode ser percebido em outros indicadores, como a produção intelectual e o número de mestres e doutores titulados.  Dados de produção intelectual apontam um aumento de 34% na publicação de artigos em periódicos científicos em 2012. Desde a última avaliação, segundo a Capes, houve um aumento de 20,8% de novos doutores.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



12/12/2013 20:01


Artigos Relacionados


Capes inicia avaliação de cursos de pós-graduação

Pós-Graduação da Unesp melhora avaliação na Capes

Programa de pós-graduação da Capes seleciona 126 bolsistas

25% dos programas de pós-graduação da UNESP melhoram na Capes

Avaliação da Capes destaca 70% da pós da Unicamp

Capes e Embrapa iniciam programa que oferece 120 bolsas de pós-graduação