Pós-Graduação da Unesp melhora avaliação na Capes



54,3% dos programas alcançaram conceito 5, 6 ou 7, contra 45,2% no triênio anterior

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp teve um aumento expressivo no número de cursos considerados de excelência nacional e internacional. De acordo com a avaliação trienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulgada na última terça-feira, 10, 54,3% dos programas alcançaram conceito 5, 6 ou 7, contra 45,2% no triênio anterior.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Esta análise é o principal parâmetro para verificação da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. O conceito utilizado pela Capes varia de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para um curso ser recomendado. Aqueles que não alcançam esse índice são descredenciados e impedidos de receber novos alunos.

A vantagem de atingir a excelência é a prioridade na contemplação em editais da Capes e de outras agências de fomento à pesquisa no país, dos cursos que atingem os índices 6 ou 7. Eles passam a ter mais bolsas de mestrado e doutorado, mais recursos para intercâmbio, auxílios para trabalho de campo e visitas técnicas.

Do Portal do Governo do Estado



12/11/2013


Artigos Relacionados


Pós-graduação do Ibict sobe em avaliação da Capes

Capes inicia avaliação de cursos de pós-graduação

25% dos programas de pós-graduação da UNESP melhoram na Capes

Lula cai, Roseana sobe e FHC melhora avaliação

Programa de pós-graduação da Capes seleciona 126 bolsistas

Mecanismo de avaliação melhora educação em cidade do Pará