Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias
Postal lamentou, ainda, o prejuízo dos produtores com o monopólio do setor no Rio Grande do Sul. Conforme o peemedebista, enquanto o produtor vende a 20 centavos o litro para a indústria, o consumidor paga aproximadamente 60 centavos pelo copo numa lancheria. “É inaceitável que, de um lado, o produtor leiteiro tenha apenas 23% de lucro em função dessa cartelização e, de outro, a indústria esteja ganhando em cima deste trabalhador e também do consumidor”, ressaltou.
Outro fato que chamou a atenção do deputado foram os cálculos apresentados pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag). De acordo com os dados, a Parmalat adquiria 66 litros de cada um dos 35,846 mil produtores. Já em 2000, o número de produtores caiu para 15,5 mil, mas a produção individual subiu para 106 litros. No mesmo período, a Elegê comprava 35 litros de cada um dos 44 mil produtores com quem negociava e, no ano passado, passou para 106 litros de cada 32,118 mil trabalhadores.
A Comissão ouvirá na próxima semana os presidentes da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) e da Cotribá e representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores.
10/25/2001
Artigos Relacionados
Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias
CPI do Leite: Diretor da Tetrapark nega monopólio da sua empresa
Postal avalia como positiva a segunda reunião da CPI do Leite
Produtores do Interior dizem à CPI do Leite que são explorados por indústrias
Produtores do Interior dizem à CPI do Leite que são explorados por indústrias
CPI do Leite ouve presidente da Associação das Pequenas Indústrias