Produtores do Interior dizem à CPI do Leite que são explorados por indústrias



Primeiro encontro da CPI no interior neste ano ocorreu em Teutônia e reuniu produtores de todo o Vale do Taquari

Depoimentos de produtores comprovaram que grandes indústrias pagam preços irrisórios pelo leite produzido no Estado. As manifestações ocorreram durante reunião da CPI do Leite, ocorrida hoje (01) no município de Teutônia. O encontro no Vale do Taquari, importante bacia leiteira do Estado, foi o primeiro de uma série de sete audiências públicas previstas no interior este ano.

Cerca de 150 pessoas, entre produtores, representantes de cooperativas, sindicatos e autoridades, além de apontarem a exploração dos produtores, debateram estratégias para diminuir a diferença entre o preço pago ao produtor e o cobrado do consumidor.

Conforme o presidente da CPI, deputado Vilson Covatti (PPB), a comissão colheu provas que ratificam os depoimentos anteriores e o que foi apurado até agora: cartel, dumping e monopólio na produção industrial. "Colhemos novas provas de que os produtores estão sendo explorados e estes testemunhos serão anexados ao relatório final" , disse.

Covatti garantiu que a CPI não vai limitar-se apenas a produzir diagnósticos. "Os fatos aqui expostos nos darão base para a construção de um trabalho altamente eficiente e que aponte caminhos concretos", declarou.

O deputado Vilson Covatti afirmou que a manifestação de dezenas de produtores deixa claro que o Estado é inoperante ante a prática desumana e irracional das grandes indústrias. "Se não fossem as aposentadorias e a ajuda familiar, o interior estaria completamente desprovido de produção leiteira", sentenciou Covatti.

O vice-presidente da CPI, deputado Elvino Bohn Gass (PT), condenou a falta de tabelamento do preço do produto e sugeriu a criação de fundos para estimular a produção no interior do Estado.

O deputado Onyx Lorenzoni (PFL) expôs a necessidade de implementação de um programa estadual para o estímulo ao consumo de leite.

A CPI faz nova audiência pública no próximo dia 15, em Pelotas. Segunda-feira (04), a comissão ouve o depoimento de Nilo Müller, diretor-presidente da Leben, importadora da Conaprole, uma cooperativa com sede no Uruguai.

03/01/2002


Artigos Relacionados


Produtores do Interior dizem à CPI do Leite que são explorados por indústrias

Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias

Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias

CPI do Leite ouve presidente da Associação das Pequenas Indústrias

SESSÃO PLENÁRIA/Frederico Antunes condena invasões às indústrias de leite

Produtores confirmam abuso econômico das indústrias e rapel dos supermercados