CPI do Leite: Diretor da Tetrapark nega monopólio da sua empresa



Na sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o preço do leite, foi ouvido hoje (28/11), o diretor de marketing da multinacional Tetrapak, Paulo Rochet. O diretor foi questionado a respeito do monopólio da empresa no mercado nacional de embalagens de leite.
A multinacional revelou que o preço de suas embalagens é de R$ 0,19 para todos os seus clientes, independente da quantidade de embalagens envolvidas na transação. A Tetrapak tem fábricas em São Paulo e no Paraná e produz 98% das embalagens longa vida consumidas no país.

O relator da CPI, deputado Giovani Cherini (PDT), indagou o diretor da multinacional sueca sobre a questão meio-ambiente. Cherini disse que "de acordo com os números que foram passados para a CPI, são jogados cerca de R$ 850 milhões por ano no lixo, pois a Tetrapak admitiu que somente 15% das embalagens são recicladas". O deputado Giovani Cherini sugeriu que a empresa recompre as embalagens por 10% do valor pago pelas indústrias, e encaminhe para reciclagem, o que diminuiria o impacto ambiental.

Foram aprovados requerimentos dos deputados na sessão de hoje. O relator da CPI do Leite, deputado Giovani Cherini (PDT), apresentou e aprovou três requerimentos ao presidente. O primeiro, solicitando a Secretaria Estadual da Fazenda o nome das 10 maiores indústrias de processamento de leite e de produtos lácteos do Estado. O segundo, solicita ao governo estadual a quantidade de leite adquirida nos últimos cinco anos através de programas sociais, bem como o custo mensal e a relação das empresas fornecedoras do produto. O terceiro, pede uma análise da qualidade do leite longa vida e em saquinho vendidos nos mercados de Porto Alegre.





11/28/2001


Artigos Relacionados


Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias

Postal diz que CPI do Leite acabará com o monopólio das indústrias

Tetrapak nega monopólio no mercado de embalagens longa vida

CPI do Leite ouve diretor de marketing da Tetrapak

Diretor da ANP nega favorecimento no pagamento de 'royalties'

Ex-diretor comercial da Infraero nega acusações