Praça em Capela de Socorro vira espaço de leitura
Trata-se de mais uma etapa de um processo de melhorias do bairro
O dia 1º de dezembro marcou um passo à frente para os 30 mil habitantes da Chácara Cocaia – subdistrito do Grajaú, um dos bairros mais populosos e violentos da capital paulista. Nesse dia, com o apoio da Subprefeitura de Capela do Socorro e da Secretaria de Estado da Cultura, a comunidade inaugurou uma banca de leitura livre para a comunidade.
Trata-se de mais uma etapa de um processo de melhorias do bairro: desde o ano passado, várias ruas foram pavimentadas, instalou-se a praça e a Associação dos Moradores se organizou para ocupar o espaço – única área de lazer do bairro. Agora, o apoio da Subprefeitura e a doação de livros pelo programa “São Paulo, um estado de leitores” vão possibilitar a abertura de um novo espaço para a leitura.
A praça é freqüentada principalmente por mães, crianças e jovens. É para esse público que será direcionado o acervo da “Praçoteca”, como já está sendo chamada a banca de leitura. Ali, os moradores poderão pegar os livros ou revistas de sua preferência, para ler no local ou levar para casa.
A Associação dos Moradores já está se mobilizando para encontrar voluntários que garantam o funcionamento do equipamento durante toda a semana. “Uma banca de revistas bem-cuidada, bonita, aproxima as pessoas”, diz Eunice Kishinami, da Assessoria Especial de Projetos da Subprefeitura de Capela do Alto.
Para marcar a iniciativa, o evento também contou com atrações como a presença do Grande Mestre de Xadrez André Diamante, realizando um torneio com os jovens monitores de xadrez que foram capacitados no bairro; o plantio de 34 árvores por crianças do bairro; e a apresentação do grupo “Tambores de Lá”.
12/05/2007
Artigos Relacionados
Abastecimento: Sabesp melhora abastecimento de água nas regiões de Capão Redondo e Capela do Socorro
Idosos ganham Praça de Exercícios e Sala de Leitura
SP Escola de Teatro organiza mais uma edição do projeto Leitura na Praça
Senado inaugura Praça de Alimentação do Espaço do Servidor nesta quarta
Projeto de Paim para facilitar leitura de contratos vira lei
Espaço de Leitura apresenta MovimentoBebê neste fim de semana